Por Espiritualidade Em Formação

Decorar o espaço da liturgia com fé

Se temos visto que a ornamentação deve servir ao objetivo místico da vida litúrgica da comunidade, testemunhamos tantas vezes ornamentações totalmente alheias ao sentido litúrgico da celebração




Padres Antônio S. Bogaz e Tarcísio G. Vieira
Sacerdotes Orionitas

A ornamentação não atende ao sentido profundo daquilo que se celebra, perdendo sua função natural dentro da liturgia. Como tantas vezes, os cantos, as pregações e os símbolos são desintegrados do mistério pascal que se vive no ritual, não raramente, a ornamentação não serve à ação litúrgica.

O sacramento do matrimônio é, talvez, o ritual que mais reflete esta desintegração. As equipes de ornamentação, em tantas igrejas, são profissionais que visam a beleza estética do ambiente, exagerando suas medidas e suas quantidades, aniquilando quase completamente os símbolos, movimentos, gestos e fórmulas do próprio sacramento. Quando a ornamentação não está a serviço do sacramento, mas vale por si mesma, deixa de exaltar seu conteúdo e minimiza seus objetivos.

Não apenas na celebração do matrimônio, mas também nos outros sacramentos, podemos notar ornamentações desintegradas dos seus objetivos. As equipes que preparam as celebrações, sobretudo as missas, nem sempre são conscientes do tempo litúrgico e do mistério pascal. Assim, descuidam-se da harmonia dos valores das equipes de celebração. Esta observação é válida para o presidente da celebração, nas suas pregações, para a equipe de animação, nos seus cantos, para a equipe de celebração, nos símbolos e dinâmicas e para a equipe de ornamentação, na preparação do ambiente.

Silenciosamente, todas estas funções contribuem para maior eficácia e harmonia da vida litúrgica do povo de Deus.

Ornamentação: Guia do olhar

Nosso olhar, expressão de nosso sentimento interior, deve ser conduzido para os bens essenciais da celebração. Deve ser conduzido para bem entender a palavra, para bem rezar as orações, para bem vivenciar os símbolos dos sacramentos, enfim, para bem contemplar o mistério pascal que se celebra nas ações litúrgicas cristãs.

Todos os meios do ritual são servidores desta contemplação. Não são valores por si mesmos, mas são instrumentos que conduzem o olhar, quer dizer, o espírito, para o mistério da nossa fé.

A ornamentação conduz o olhar para adentrar a vida litúrgica da comunidade. Em harmonia com os cantos, símbolos, imagens e movimentos, a ornamentação contribui para a grandeza e a beleza do ritual.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.