Por Professora Dita Souza, teóloga, biblista e conferencista
O tumulo está vazio (Mt 28,1-7) porque Jesus está vivo!
Após o sepultamento, nos diz São Mateus, que a pedido dos judeus o túmulo de Jesus foi vigiado por um destacamento da guarda romana (Mt 27,62-66), mas Ele ressurreição e isso é a real esperança para quem crê.
É Páscoa!É Vida! Jesus depois de ressuscitado aparece:
* A mais de 500 pessoas - 1Co 15, 6;
*Aos onze na Galileia - Mt 28,16-20;
* Ao apóstolo Paulo – At 9;
*A Maria Madalena e aos discípulos - Jo 20,16-17;
*Aos dois discípulos de Emaús – Lc 24;
*A Tiago (seu irmão) - 1Co 15,7; e outros.
Para todos os cristãos de hoje essa é a festa mais importante; ela nos assegura que nunca morreremos. O próprio apóstolo Paulo, que como nós não conheceu pessoalmente a Jesus, mas teve uma experiência real com o ressuscitado, nos afirma que: ”Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (1Co 15,14).
Um sentido principal e também uma mensagem central que a festa da Páscoa nos traz hoje é a esperança de que Deus está a cada dia nos dando uma nova oportunidade de conversão e de renascimento, apesar de tudo.
Jesus Cristo, com sua entrega total, consciente e por amor, nos faz ver que ainda é possível consertar o mundo, fazer a vida brotar novamente; o ser humano tornar-se melhor, mais consciente mesmo quando parece que tudo está perdido.
Finalizando o nosso Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo, fiquemos com as profundas palavras do nosso Papa emérito Bento XVI:
“A ressurreição de Jesus foi a evasão para um gênero de vida totalmente novo, para uma vida já não sujeita à lei do morrer e do transformar-se, mas situada para além disso: uma vida que inaugurou uma nova dimensão de ser homem”.
Feliz Páscoa para todos!
São Francisco de Assis e o Natal
São Francisco quis abrir o coração, alegrar-se totalmente e celebrar “a memória daquele Menino que nasceu em Belém e ver de algum modo com os olhos corporais os apuros e necessidades da infância dele”
4º Domingo do Advento – (Mt 1, 18-24)
Chegamos ao quarto domingo do Advento. O último em preparação para o Natal do Senhor. No evangelho de hoje, conforme já havia anunciado o profeta Isaías, Mateus nos fala do nascimento do Emanuel, Deus Conosco.
Nossa Senhora de Guadalupe
Por maiores que sejam os sofrimentos e falimentos da vida, precisamos nos recordar de que temos uma Mãe que nos ama e nos acompanha em nossas lágrimas, que nunca é indiferente aos seus. Ela é minha e sua Mãe, uma Mãe próxima.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.