O próprio Jesus pediu a Santa Faustina que seja rezada uma Novena pedindo a Sua Divina Misericórdia: "Desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da Minha misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente na hora da morte. Cada dia conduzirás ao Meu Coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da Minha misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à Casa de Meu Pai. Procederás assim nesta vida e na futura. Por Minha parte, nada negarei àquelas almas que Tu conduzirás à fonte da Minha misericórdia. Cada dia pedirás a Meu Pai, pela Minha amarga Paixão, graças para essas almas" (Jesus para Santa Faustina - Diário 1209).
Novena à Misericórdia – 1° dia
Iniciamos, nesta sexta-feira da Paixão, a Novena à Divina Misericórdia. Durante estes nove dias, somos convidamos a nos aprofundar no amor misericordioso do Pai por cada um de nós. De hoje até o próximo sábado, faremos este lindo caminho de intimidade, de experiência de fé e devoção com a misericórdia de Deus, manifestada por meio de Seu Filho Jesus. E para começar este primeiro dia, vejamos o que o próprio Jesus disse a Santa Faustina, em um dos seus escritos:
“Hoje traze-me a humanidade inteira, especialmente todos os pecadores e mergulha-os no oceano da minha Misericórdia. Com isso me consolarás na amarga tristeza em que me afunda a perda das almas.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, de quem é próprio ter compaixão de nós e de nos perdoar, não olheis os nossos pecados, mas a confiança que depositamos em Vossa infinita bondade. Acolhei-nos na mansão do Vosso compassivo Coração e nunca nos deixeis sair dele. Nós Vo-lo pedimos pelo amor que Vos une ao Pai e ao Espírito Santo. Eterno Pai, olhai com misericórdia para toda a Humanidade, encerrada no Coração compassivo de Jesus, mas especialmente para os pobres pecadores. Pela Sua dolorosa Paixão, mostrai-nos a Vossa misericórdia, para que glorifiquemos a onipotência da Vossa misericórdia, por toda a eternidade (Diário 1210 e 1211). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 2° dia
Dos escritos de Santa Faustina: “Hoje traze-me as almas dos sacerdotes e religiosos e mergulha-as na Minha insondável misericórdia. Elas me deram força para suportar a amarga paixão. Por elas, como por canais, corre sobre a humanidade a minha misericórdia.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, de quem provém tudo que é bom, aumentai em nós a graça, para que pratiquemos dignas obras de misericórdia, a fim de que aqueles que olham para nós, glorifiquem o Pai da Misericórdia que está no Céu. Eterno Pai, dirigi o olhar da Vossa Misericórdia para a porção eleita da Vossa vinha: para as almas dos sacerdotes e religiosos. Concedei-lhes o poder da Vossa bênção e, pelos sentimentos do Coração de Vosso Filho, no qual estão encerradas, dai-lhes a força da Vossa luz, para que possam guiar os outros no caminho da salvação e juntamente com eles cantar a glória da Vossa insondável Misericórdia, por toda a eternidade (Diário 1212 e 1213). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 3° dia
“Hoje traze-me todas as almas piedosas e fiéis e mergulha-as no oceano da minha Misericórdia. Estas almas consolaram-me na Via-Sacra; foram aquela gota de consolações em meio ao mar de amarguras.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, que concedeis prodigamente a todos as graças do tesouro da Vossa misericórdia, acolhei-nos na mansão do Vosso compassivo Coração e não nos deixeis sair dele pelos séculos. Nós Vos suplicamos pelo amor inconcebível de que está inflamado o Vosso Coração para com o Pai Celestial. Eterno Pai, olhai com misericórdia para as almas fiéis, como a herança do Vosso Filho. Pela Sua dolorosa Paixão, concedei-lhes a Vossa bênção e cercai-as da Vossa incessante proteção, para que não percam o amor e o tesouro da santa fé, mas com toda a multidão dos Anjos e dos Santos glorifiquem a Vossa imensa Misericórdia, por toda a eternidade (Diário 1212 e 1213). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 4° dia
“Hoje traze-me os pagãos e aqueles que ainda não me conhecem e nos quais pensei na minha amarga Paixão. O seu futuro zelo consolou o meu Coração. Mergulha-os no mar da minha Misericórdia.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, que sois a luz de todo o mundo, aceitai na mansão do Vosso compassivo Coração as almas dos pagãos que ainda não Vos conhecem. Que os raios da Vossa graça os iluminem para que também eles, juntamente conosco, glorifiquem as maravilhas da Vossa Misericórdia e não os deixeis sair da mansão do Vosso compassivo Coração. Eterno Pai, olhai com misericórdia para as almas dos pagãos e daqueles que ainda não Vos conhecem e que estão encerrados no Coração compassivo de Jesus. Atraí-as à luz do Evangelho. Essas almas não sabem que grande felicidade é amar-Vos. Fazei com que também eles glorifiquem a riqueza da Vossa Misericórdia, por toda a eternidade (Diário 1216 e 1217). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 5° dia
“Hoje, traze-me as almas dos Cristãos separados da unidade da Igreja, mergulha-as no mar da Minha misericórdia. Na Minha amarga Paixão dilaceravam o Meu Corpo e o Meu Coração, isto é, a Minha Igreja. Quando voltam à unidade da Igreja, cicatrizam-se as Minhas Chagas e dessa maneira eles aliviam a Minha Paixão.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, que sois a própria Bondade, Vós não negais a luz àqueles que Vos pedem, aceitai na mansão do Vosso compassivo Coração as almas dos nossos irmãos separados, e atraí-os pela Vossa luz à unidade da Igreja e não os deixeis sair da mansão do Vosso compassivo Coração, mas fazei com que também eles glorifiquem a riqueza da Vossa misericórdia. Eterno Pai, olhai com misericórdia para as almas dos nossos irmãos separados que esbanjaram os Vossos bens e abusaram das Vossas graças, permanecendo teimosamente nos seus erros. Não olheis para os seus erros, mas para o amor do Vosso Filho e para a Sua amarga Paixão, que suportou por eles, pois também eles estão encerrados no Coração compassivo de Jesus. Fazei com que também eles glorifiquem a Vossa misericórdia, por toda a eternidade (Diário 1218 e 1219). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 6° dia
“Hoje, traze-Me as almas mansas e humildes, assim como as almas das criancinhas e mergulha-as na Minha misericórdia. Essas almas são as mais semelhantes ao Meu Coração. Elas Me confortaram na amarga Paixão da Minha agonia. Eu as vi quais anjos terrestres que futuramente iriam velar junto aos meus altares. Sobre elas derramo torrentes de graças. Só a alma humilde é capaz de aceitar a Minha graça. Às almas humildes favoreço com a Minha confiança.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, que dissestes: “Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração”, aceitai na mansão do Vosso compassivo Coração as almas mansas e humildes e as almas das criancinhas. Essas almas encantam o Céu todo e são a especial predileção do Pai Celestial. São como um ramalhete diante do Trono de Deus, com cujo perfume o próprio Deus se deleita. Essas almas têm a mansão permanente no Coração compassivo de Jesus e cantam sem cessar um hino de amor e misericórdia pelos séculos. Eterno Pai, olhai com misericórdia para as almas mansas, humildes e para as almas das criancinhas, que estão encerradas na mansão compassiva do Coração de Jesus. Estas almas são as mais semelhantes a Vosso Filho. O perfume destas almas eleva-se da Terra e alcança o Vosso Trono. Pai de misericórdia e de toda bondade, suplico-Vos pelo amor e predileção que tendes para com estas almas: abençoai o mundo todo, para que todas as almas cantem juntamente a glória à Vossa misericórdia, por toda a eternidade (Diário 1220 a 1223). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 7° dia
“Hoje, traze-Me as almas que veneram e glorificam de maneira especial a Minha Misericórdia e mergulha-as na Minha misericórdia. Estas almas foram as que mais sofreram por causa da Minha Paixão e penetraram mais profundamente no Meu Espírito. Elas são a imagem viva do Meu Coração compassivo. Estas almas brilharão com um especial fulgor na vida futura. Nenhuma delas irá ao fogo do Inferno. Defenderei cada uma delas de maneira especial na hora da morte.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, cujo Coração é o próprio Amor, aceitai na mansão do Vosso compassivo Coração, as almas que honram e glorificam de maneira especial a grandeza da Vossa Misericórdia. Estas almas tornadas poderosas pela força do próprio Deus, avançam entre penas e adversidades, confiando na Vossa Misericórdia. Estas almas estão unidas com Jesus e carregam sobre seus ombros a Humanidade toda. Elas não serão julgadas severamente, mas a Vossa Misericórdia as envolverá no momento da morte. Eterno Pai, olhai com misericórdia para as almas que glorificam e honram o Vosso maior atributo, isto é, a Vossa insondável misericórdia. Elas estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Estas almas são o Evangelho vivo e as suas mãos estão cheias de obras de misericórdia; suas almas repletas de alegria cantam um hino da misericórdia ao Altíssimo. Suplico-Vos, ó Deus, mostrai-lhes a Vossa misericórdia segundo a esperança e a confiança que em Vós colocaram. Que se cumpra nelas a promessa de Jesus, que disse: "As almas que veneram a Minha insondável Misericórdia, Eu mesmo as defenderei durante a sua vida, e especialmente na hora da morte, como Minha glória" (Diário 1224 e 1225). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 8° dia
“Hoje, traze-Me as almas que se encontram na prisão do Purgatório e mergulha-as no abismo da Minha misericórdia. Que as torrentes do Meu Sangue refresquem o seu ardor. Todas estas almas são muito amadas por Mim. Elas pagam as dívidas à Minha justiça. Está em teu alcance trazer-lhes alívio. Tira do tesouro da Minha Igreja todas as indulgências e oferece-as por elas. Oh! Se conhecesses o seu tormento, incessantemente oferecias por elas a esmola do espírito e pagarias as suas dívidas à Minha justiça.”
(breve reflexão)
Oremos: Misericordiosíssimo Jesus, que dissestes que quereis misericórdia, eis que estou trazendo à mansão do Vosso compassivo Coração as almas do Purgatório, almas que Vos são muito queridas e que, no entanto, devem dar reparação a Vossa justiça. Que as torrentes de Sangue e Água que brotaram do Vosso Coração apaguem as chamas do fogo do Purgatório, para que também ali seja glorificado o poder da Vossa misericórdia. Eterno Pai, olhai com misericórdia para as almas que sofrem no Purgatório e que estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Suplico-vos que, pela dolorosa Paixão de Jesus, Vosso Filho, e por toda a amargura de que estava inundada a sua Alma Santíssima, mostreis Vossa misericórdia às almas que se encontram sob o olhar da Vossa justiça. Não olheis para elas de outra forma senão através das Chagas de Jesus, Vosso Filho muito amado, porque nós cremos que a Vossa bondade e misericórdia são incomensuráveis (Diário 1226 e 1227). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Novena à Misericórdia – 9° dia
“Hoje, traze-Me as almas tíbias e mergulha-as no abismo da Minha misericórdia. Estas almas ferem mais dolorosamente o Meu Coração. Foi da alma tíbia que a Minha alma sentiu repugnância no Jardim das Oliveiras. Elas levaram-Me a dizer: Pai, afasta de Mim este cálice, se assim for a Vossa vontade. Para elas, a última tábua de salvação é recorrer à Minha misericórdia.”
(breve reflexão)
Oremos: Ó compassivo Jesus, que sois a própria compaixão, trago à mansão do Vosso compassivo Coração as almas tíbias; que se aqueçam no fogo do Vosso amor puro estas almas geladas que, semelhantes a cadáveres, Vos enchem de tanta repugnância. O Jesus, muito compassivo, usai a onipotência da Vossa misericórdia e atraí-as até o fogo do Vosso amor e concedei-lhes o amor santo, porque Vós tudo podeis. Eterno Pai, olhai com Vossa Misericórdia para as almas tíbias e que estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Pai de Misericórdia, suplico-Vos pela amargura da Paixão de Vosso Filho e por Sua agonia de três horas na Cruz, permiti que também elas glorifiquem o abismo da Vossa Misericórdia (Diário 1228 e 1229). Amém.
Reza-se o Terço da Misericórdia
Que a alma que desconfia, entoe estes louvores à Misericórdia de Deus e se torne confiante:
Misericórdia divina que brotais do Seio do Pai, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, maior atributo de Deus, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, inconcebível mistério, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, fonte que brotais do mistério da Santíssima Trindade, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, insondável por qualquer intelecto humano ou angélico, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, manancial de toda a vida e felicidade, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, acima de todos os Céus, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, fonte de milagres e de prodígios, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que abraçais o universo inteiro, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que desceis ao mundo na Pessoa do Verbo Encarnado, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que brotastes da Chaga aberta do coração de Jesus, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, encerrada no coração de Jesus, para nós e de modo particular para os pecadores, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, insondável na instituição da Santa Hóstia, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, na instituição da Santa Igreja, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, no Sacramento do Santo Batismo, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, na nossa justificação por Jesus Cristo, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que nos acompanhais por toda a vida, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que nos envolveis de modo particular na hora da morte, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que nos concedeis a vida imortal, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que nos acompanhais em cada momento da vida, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que nos protegeis do fogo do Inferno, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, na conversão dos pecadores endurecidos, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, assombro para os Anjos, inconcebível para os Santos, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, insondável em todos os mistérios de Deus, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que nos ergueis de toda a miséria, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, fonte da nossa felicidade e alegria, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que do nada nos chamastes à existência, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que abraçais todas as obras das Vossas Mãos, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que coroais tudo o que existe e o que venha a existir, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, na qual todos estamos mergulhados, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, doce consolação dos corações angustiados, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, única esperança das almas desesperadas, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, repouso dos corações e paz em tempo de ansiedade, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, delícia e êxtase das almas santas, eu confio em Vós.
Misericórdia divina, que inspirais a confiança mesmo contra toda a esperança, eu confio em Vós (Diário 949).
“Ó Eterno Deus, cuja Misericórdia é infinita e cujo tesouro de compaixão não tem limites, olhai-nos propício e aumentai a Vossa Misericórdia para conosco, para que nos momentos difíceis não desesperemos, nem desanimemos, mas com grande confiança nos conformemos à Vossa santa Vontade, que é o Amor e a própria Misericórdia” (Diário 950).
Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus
Santa Teresinha do Menino Jesus, foi uma freira francesa que teve um papel importantíssimo ao demonstrar tamanha santidade. Ela tinha um forte desejo em salvar as almas e acreditava que sua missão como carmelita era formar missionários evangélicos.
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.