Por Padre José Antônio Boareto Em Formação

O que é o Docat?

O Papa Bento XVI entregou aos jovens da Jornada Mundial da Juventude de Madrid, em 2011, o YouCat, uma edição do Catecismo da Igreja Católica voltado aos jovens




Na Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, na Polônia, em 2016, o Papa Francisco entregou aos jovens o DoCat. Um compêndio sobre a Doutrina Social da Igreja que visa orientar a ação pastoral da Igreja.

Cremos que o Senhor envia Seu Espírito a nós para que possamos, neste mundo, testemunhar o amor salvifíco de Jesus que se revelará de forma plena na vida eterna. Testemunhar Jesus Cristo é testemunhar o Seu amor.

A Doutrina Social da Igreja nos orienta no sentido de que só o amor é capaz de transformar radicalmente todas as relações. São Maximiliano Kolbe dizia que “somente o amor é a força criativa” e a Igreja confirma isso no chamado para que cada cristão seja sal da terra e luz do mundo (Mt 5,1314). O testemunho deste amor é capaz de construir uma humanidade nova e solidária.

A Igreja Católica acredita que pode e deve, pela ação do Espírito Santo, estar no mundo, inserida nos diversos ambientes, testemunhando o amor de Deus e transformando as realidades, inclusive as estruturas sociais.

Por que Docat?

Este livro usa no título o verbo em inglês “do” que quer dizer “fazer” e a abreviação de católico “cat”. É um compêndio sobre o agir católico. A Igreja sempre tem orientações práticas sobre o modo como o cristão deve agir.

O Papa quer que os jovens tenham uma orientação segura da Igreja de como agir de forma cristã no mundo. Quando um jovem tem em mãos o livro ou abre o aplicativo, tem um caminho sobre como agir de acordo com a fé. O Papa quer que a juventude seja revolucionária por meio do amor de Deus que transforma as pessoas e a sociedade. Onde a cultura do ódio está, deve estar também o cristão levando o amor e “falando” com a sua própria vida sobre o amor de Deus.




O Pontifício Conselho Justiça e Paz, do Vaticano, publicou em 2006 um compêndio da Doutrina Social da Igreja. Isto é, um resumo e uma maneira didática para conhecer e estudar como a Igreja aborda os temas sociais. Este compêndio foi dedicado ao Papa João Paulo II, falecido no ano anterior, com as seguintes palavras: “A João Paulo II, mestre de Doutrina Social e testemunha evangélica de justiça e de paz”.

Escrito por
PADRE ANTÔNIO BOARETO
Padre José Antônio Boareto

Presbítero da Diocese de Bragança Paulista, em São Paulo, doutor em ciências da religião e professor na PUC – Campinas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.