Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 18 AGO 2021 - 15H24

Permanece fiel

"Não cometerás adultério" pode se traduzir em ama e respeita você e o teu próximo em todo momento, mesmo nas duras provas da vida, e não andes ao sabor do vento, pois o Pai que te ama quer ser glorificado em ti




Trechos das leituras da Liturgia de hoje que me tocaram:

“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar.” 1Rs 19,11

“Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!” Salmo 26

Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.” Mt 5,27

Reflexão

Como seguidores de Cristo, acolhemos os mandamentos do Senhor. Jesus, comentando a Lei de Israel recorda a necessidade de manter a aliança com Deus por meio da fidelidade, amor e respeito a Deus e ao próximo. Ele exalta o casamento e anuncia sua indissolubilidade. Ao respeitar a Deus, o cônjuge respeita a si mesmo e ao Deus que habita ambos, e, assim, dá testemunho do amor de Deus por Sua Igreja. Prova de amor ao cônjuge, é respeitá-lo e nunca rejeitá-lo, expondo-o ao adultério ou vivendo a infidelidade para com ele.

Faz parte do modo cristão de vida viver o Evangelho e o que Jesus nos ensina hoje, e isso se torna possível quando buscamos o Senhor. 

Nenhuma situação ou pecado (obstáculo) pode nos separar do amor de Deus. Então, todos podemos esperar no Senhor, arder em amor por Ele, como Elias, e contar que Ele não tardará. Ele sempre vai "passar" em nossa vida. Para sentir, basta aquietar o coração, ciente do amor de Deus por nós a ponto de mandar o Seu Filho para nos salvar; e "subir no monte", ou seja, buscá-lo na leitura orante, nas preces, nos irmãos, na natureza e nas diversas situações da vida que falam de Seu amor, de modo muito especial, na Eucaristia.

E Jesus vai mais longe. Fala sobre não só não cometer adultério, mas não iniciar o adultério em nosso coração. Nosso corpo é templo santo, mas o nosso coração o deve ser ainda mais. Jesus ensina, então, a nos desviar de desejar o que não é nosso, pois pode levar à prisão, ao descontrole e a um caminho de queda para muitos. Vigiar nossos sentimentos e pensamentos e apresentá-los a Deus é um exercício diário que, pela ação do Espírito, vai nos moldando para ativar a nossa identidade de filhos e filhas do Deus Altíssimo. Comece já!

Oração

Pai, por teu Filho, nosso Senhor e irmão nosso, pelo qual nos ensinaste que a fidelidade vale a vida, ensina-nos a amar-Te nas pequenas e grandes coisas da vida, e a encontrar o verdadeiro prazer em realizar a Tua Vontade.

Mãe de Jesus e nossa, acolha-me sob teu manto e leva-me pelo caminho da verdadeira Vida. Amém.

Propósito

Aquietar o coração e sentir a brisa do amor de Deus a me falar. Ler Provérbios 12.

Leia MaisAmor, I love youA questão do divórcioPapa pede que brasileiros se coloquem no colo de AparecidaSe você ainda não conhece os passos para fazer a leitura orante da Bíblia e mergulhar em você mesmo para encontrar-se com Jesus, fica aqui um roteiro para viver essa experiência de fé e amor.

Receba em sua casa a Revista Jovem Mílite: veja como é fácil aqui! Para conhecer a edição de junho, clique aqui.

Clique a seguir para uma doação on-line.

Comente abaixo: qual a frase da liturgia que mais tocou seu coração hoje?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.