Santos

Todos os santos, bons amigos

Estamos chagando ao final de mais um ano litúrgico, e neste mês temos uma das comemorações mais importantes de nossa Santa Igreja: Festa de Todos os Santos.

Escrito por Espiritualidade

07 NOV 2021 - 00H00

Por: Leandro de Aguiar e Sandra Canabarro

Celebramos nossos amigos do céu, os intercessores e exemplos de vida. Celebramos também a esperança de que logo mais seremos você e eu, pois mais um ano batalhamos no caminho da santidade. Lutamos, e vamos continuar até o fim, em busca da bem- -aventurança eterna, trilhando o caminho que nossos amigos do céu já percorreram.

Essa festa tem nome: Dia de Todos os Santos, mas também tem sobrenome: o milagre da oração. Sim, é isso que celebramos neste grande dia, o dia de milhões e milhões de pessoas que hoje cantam a glória eterna nos céus, lá no convívio dos eleitos, onde eu e você temos um lugar reservado junto à glória de Deus, pois eles escolheram a amizade com Deus, exercendo sua oração de forma decidida, constante e caridosa, e hoje são chamados de felizes, santos.

Celebramos o feliz Beato Carlo Acutis, a feliz Beata Chiara Luce, a feliz Santíssima Virgem Maria, o feliz São José, e você certamente pode dizer o nome de seus santos amigos de devoção, ou podemos dizer: os felizes todos os santos de Deus.

Esses homens e mulheres entenderam que a oração é o mais importante, pois é a mais sublime forma de amizade com Deus. O mundo diz que “gastaram” tempo enquanto rezavam, nós dizemos que “ganharam” tempo, e de quebra a eternidade com Deus.

Devemos nos lembrar sempre de duas santas irmãs: Marta e Maria relatadas em Lucas 10,38-42. Poderia Jesus estar dizendo agora para nós: você anda muito ocupado com as “panelas da cozinha”, “panela” das redes sociais, das plataformas de vídeo, dos aplicativos de mensagem. A vida passando, e nós tantas vezes presos na frente de uma tela...

Lembre-se: Maria escolheu a melhor parte. Então, não posso mais mexer com meus eletrônicos? Claro que sim, mas escolham a melhor parte de seus dias para Jesus. Ele merece. Quanto às telas, precisamos combinar, nos viciam, tomam todo o nosso tempo.

Vamos fazer diferente? Vamos nos emprenhar em rezar mais e melhor, rezar de verdade, rezar para mudar de vida, sentir a mudança através da oração, ter amizade com Deus, passar no sacrário de nossas igrejas, ouvir a voz de Jesus dizendo nosso nome e que nós escolhemos a melhor parte.

Uma dica para o caminho de oração é ler a vida do santo do dia e o Evangelho do dia. Temos o site da Milícia da Imaculada, da Canção Nova e da CNBB, todos eles têm um resumo da vida do santo celebrado em cada dia e as leituras da liturgia diária.

Estou lendo com meus filhos um livro intitulado Legenda Áurea, fala de forma apaixonante da vida de mais de 150 santos. São personagens “das antigas”, mas são histórias ungidas, alegres e engraçadas de pessoas que nutriram profunda amizade com Deus.

Nunca deixe a oração, pois tudo mais vai passar, menos a nossa amizade com Deus aqui nesta terra, que é a única coisa necessária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.