Por Nathalia Silva Em São Maximiliano Kolbe

Maria e a Santíssima Trindade

Vamos conhecer um pouco da visão de São Maximiliano Kolbe sobre a Santíssima Trindade, e como ele vivenciou com Maria a sua mística como missão de amor

Arquivo MI
Arquivo MI
Somos herdeiros de São Maximiliano Kolbe


Primeiramente, é importante contextualizar em que cenário nossa linha de pensamento acontece. Falamos sobre Frei Maximiliano Kolbe. Polonês, nascido em berço devoto à Virgem de Chestokowa, venerada como Rainha da Polônia.

Ainda criança, recebeu uma revelação mística, a qual falava sobre seu caminho de santidade: morreria mártir. A mística kolbeana, antes de ser escolha, é chamado. Frei Kolbe acolhe a este chamado com confiança, e parte para o seminário em outubro de 1907, onde irá se preparar para o sacerdócio. Diante dos ataques que a Igreja Católica sofria na época, fundou a Milícia da Imaculada em 1917, para combater o mal pelo bem, conduzida pela Imaculada. Desenvolveu amplo apostolado pelos meios de comunicação na Polônia; foi missionário no Japão; e sua espiritualidade de entrega total a Deus o levou a morrer no lugar de um pai de família durante a Segunda Guerra.

Trindade

O pensamento de Kolbe se enraíza na Trindade e, a partir dela, encontra seu eixo na Imaculada. Em síntese, o santo deseja chegar à plenitude da graça e levar a todos ao conhecimento desta graça, e a via segura para isto é aquela que não somente está próxima da graça santificante, mas também está em sua dinâmica como Filha, Esposa e Mãe: a Imaculada. “Maximiliano é um místico: ele sente mais do que explica e, não encontrando os termos para expressar o mistério, procura analogias”, conforme explica Padre Luigi Faccenda (OFMConv) fundador do Instituto Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe.

Este místico expressa reflexões excepcionais sobre o relacionamento entre Maria e o Pai, e Maria e o Filho. Assim, nasce de uma maneira muito particular o relacionamento entre Maria e o Espírito Santo. Ele dá um destaque especial ao título de “Esposa do Espírito Santo”, pois encontra neste mistério uma íntima relação com toda a criação. Vê-se plenificado em suas raízes franciscanas, que o ensinaram a encontrar Deus em tudo e a enxergar em cada ser vivo um reflexo de quem o criou.

Ele percebe que existem traços da própria Trindade na criação e que, na Imaculada, a Trindade encontra sua máxima expressão: “O vértice do amor da criação que retorna a Deus, o ser sem mancha de pecado, toda bela, toda de Deus. Nem ao menos por um instante a sua vontade se distanciou da vontade de Deus. Ela pertenceu sempre e livremente a Deus. E nela acontece o milagre da união de Deus com a criação” (Escritos de São Maximiliano Kolbe 1310).

Encontramos a perfeita continuidade com toda a história da Ordem Franciscana. O fio de ouro da causa da Imaculada Conceição evoluiu além da proclamação do Dogma, fortemente marcado pela atuação de Duns Scotus. Aqui não há dissociação entre pensar e trabalhar.

Kolbe identificou claramente o objetivo a ser alcançado e apresentou os meios para persegui-lo com igual lucidez! “Eles lutaram para conhecer a verdade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. A luta terminou vitoriosa. Esta verdade foi reconhecida em toda parte e proclamou um dogma de fé. E agora? (...) E talvez tenha terminado tudo? (...) Agora, a segunda página da nossa história se abre: ou seja, semeando essa verdade no coração de todos os homens que vivem” (Escritos de São Maximiliano Kolbe 1688).




Escrito por
Nathalia SPinto
Nathalia Silva

Leiga consagrada na Milícia da Imaculada há 20 anos, faz parte de nossa equipe de Comunicação e Marketing. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Jornalista, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Teologia pela Universidade Claretiano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.