Preservar a memória histórica não significa viver do passado, muito menos tentar impedir o desenvolvimento. Significa conservar o conhecimento de quem nos antecedeu e nos ajuda a lembrar de onde viemos, o que nos auxilia a saber quem realmente somos. E há inúmeras formas de se preservar a história, desde registros em livros, fotografias, rodas de conversas a relatos orais.
E nesta quinta-feira, 5 de outubro, uma equipe do Centro de Memória de São Bernardo do Campo SP, ligado à Secretaria de Cultura da cidade, esteve na Milícia da Imaculada colhendo relatos do Frei Sebastião Benito Quaglio OFM Conv., que vive na Grande SP desde o final da década de 1960 e muito contribuiu para a construção e desenvolvimento da Região.
Em uma gravação em vídeo, o frade Franciscano, que é Guardião Internacional do Carisma da Milícia da Imaculada, contou fatos que viveu na infância, como o acidente com uma bomba, a experiência com a guerra, a entrada no seminário e a missão de vir ao Brasil.

Frei Sebastião contou como foi o processo de construção da Igreja Santíssima Virgem, da qual foi pároco por 42 anos, de 4 de julho de 1974 a 15 de agosto de 2016, falou da construção da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, hoje Paróquia, na comunidade conhecida como DER e da trágica experiência da morte de um bebê que o motivou a construir a Casa Santa Clara, instituição sem fins econômicos, que desde 2004 acolhe e oferece suporte a famílias com crianças de até 12 anos em situação de risco pessoal e social.
O depoimento colhido pela equipe do Centro de Memória de São Bernardo do Campo, fará parte do acervo documental, que é disponibilizado para pesquisas e consultas no local: Alameda Glória, 197, Centro, ou no site www.memoriaeacervo-online.saobernardo.sp.gov.br, onde é possível ter acesso a parte do acervo que se encontra digitalizado.

O centro de Memória
O Centro de Memória de São Bernardo do Campo, mantém, preserva, organiza, divulga e amplia permanentemente – através de pesquisa histórica especializada – o mais vasto acervo existente sobre a cidade, formado por coleções de fotografias, jornais, processos, livros, teses universitárias, registros de história oral e inúmeros outros documentos originais e reproduções – provenientes de variadas fontes – que se encontram disponíveis para o acesso ao público na sua ou no site www.memoriaeacervo-online.saobernardo.sp.gov.br, onde é possível ter acesso à parte do acervo que se encontra digitalizado.
Conta, ainda, com o Núcleo de história oral, que atualmente possui 270 gravações em áudio e vídeo, com depoimentos de moradores da cidade (desde 1976).
No intuito de divulgar seu acervo e a memória da cidade, o Centro de Memória, promove:
- Exposições periódicas;
- Exposições temáticas da história da cidade são apresentadas na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1325 – Centro), contando com visita mediada, através de agendamento prévio, para grupos organizados;
- Empréstimo de exposições para escolas, entidades, e outros;
- Exposições temáticas, enfocando aspectos diversos da história da cidade e de seus moradores, em formato de banners, são disponibilizadas para empréstimos a instituições escolares e entidades;
- Atendimento diário a estudantes, pesquisadores e ao público em geral;
- Todo o acervo documental é disponibilizado para pesquisas e consultas no local, havendo possibilidade de empréstimos (no caso de haver mais de um exemplar) e reproduções mediante justificativa;
- Conversas de Memória;
- Encontros mensais com memorialistas e moradores da cidade (última quarta-feira do mês).
SIGNIS Brasil elege nova diretoria para o triênio 2026–2028
Eleição destaca a presença da Milícia da Imaculada e da Rede Imaculada de Comunicação na condução nacional da associação. A jornalista Angelica Lima e o gerente de comunicação Nelson Henrique Batistote foram eleitos para os cargos de vice-presidente e secretário-geral, respectivamente.
Eis aqui a serva do Senhor
A Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, celebrada no dia 08 de dezembro, é um dos tesouros mais luminosos da fé católica. Para a Milícia da Imaculada, esta celebração possui um significado especial. A Imaculada é o sinal de que Deus, na sua ternura infinita, quis preparar para o Seu Filho um coração totalmente puro, inteiramente disponível ao plano da salvação.
Miquel Bordas é reeleito Presidente Internacional da Milícia da Imaculada
As votações definiram também Margareta Begić, da Croácia, como nova vice-presidente. Para o Conselho Internacional, foram eleitas Angela De Marco (MIPK), reeleita Secretária Internacional; Margherita Perchinelli, também reeleita; e Irma Wiktoria Maria Ewa Komańska, SFMI, da Polônia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.