Institucional

Rede Imaculada participa da V Assembleia Geral da SIGNIS Brasil

Eleição da nova diretoria, foco em inovação e caminho sinodal marcam encontro crucial da comunicação católica no Brasil

Escrito por Angelica Lima

26 NOV 2025 - 09H50

A SIGNIS Brasil, Associação Católica de Comunicação, se prepara para a realização de sua V Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2025, na Casa de Retiro das Irmãs Paulinas, em São Paulo/SP. O evento, que tem como ponto alto a eleição e posse da nova diretoria para o triênio 2026-2028, é convocado conforme exigência estatutária e visa traçar o caminho sinodal e as estratégias de inovação da associação para os próximos três anos.

No último triênio (2023-2025), a Rede Imaculada de Comunicação ocupou uma cadeira na diretoria com a jornalista Angelica Lima no cargo de secretária Geral e na coordenação do setor TVs com o gerente de comunicação Nelson Henrique. Na Assembleia, os dois representam a Milícia da Imaculada e Rede Imaculada de Comunicação na escolha da nova diretoria.

Veículos e profissionais de comunicação de inspiração católica que ainda não se inscreveram têm apenas esta semana para efetuarem as inscrições por meio do link: https://signis.org.br/vassembleia/. As vagas são limitadas.

Angelica Lima e Nelson Henrique, da Rede Imaculada de Comunicação na última Assembleia realizada em 2022

A Assembleia é um momento crucial para "criar um hub de inovação católica em comunicação". Além da pauta administrativa e eletiva, o encontro contará com um rico conteúdo estratégico, incluindo a realização do encontro de rádios e televisões católicas do Brasil e uma feira de expositores de equipamentos e serviços.

A programação da Assembleia está estruturada em torno de três eixos temáticos: "Fé e Relacionamento" (Dia 02/12), "Estratégia e Missão" (Dia 03/12) e "Execução e Liderança" (Dia 04/12), culminando no "Dia 05/12 – "Decisão e Posse".

Destaques da Programação

Visão de Futuro - Palestra de Abertura sobre Novas tecnologias e Meio Ambiente.

Caminho Sinodal - Mesa Redonda com membros da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, incluindo o presidente Dom Valdir de Castro, Dom Amilton Manoel da Silva (bispo referencial para as emissoras de Rádio) e Dom Edilson Soares Nobre (bispo referencial para as emissoras de TV).

Dados de Mercado - Apresentação de insights exclusivos sobre pesquisa de audiência de rádio e TV com especialistas da Kantar Ibope Mídia e Doar Brasil.

Tecnologia X Estratégia - Palestras com os especialistas Roberto Franco, José Eduardo Cappia e Rita de Cassia Cappia.

Sobre os palestrantes:

Roberto Franco – Executivo e engenheiro, atua em cargos de destaque nas áreas de tecnologia e inovação e foi um dos líderes no processo de implantação da TV Digital no Brasil.

Rita de Cássia Cappia - Advogada especialista em radiodifusão.

Assessoria Jurídica para emissoras de TV Aberta e emissoras de Rádio comercial e educativa. Assessoria junto ao Ministério das Comunicações, Anatel e Ministério da Justiça. Licitações, renovações de outorga, transferências diretas e indiretas, Classificação Indicativa e demais atuações pertinentes ao setor.

- Telecomunicações - Assessoria para Programadoras e Produtoras (SeAC), no tocante à regulação e obrigações perante a ANCINE - Agência Nacional do Cinema. Registros, CPB, CRT, recursos.

José Eduardo Cappia - Engenheiro Eletricista, especializado em Telecomunicações. Focado no desenvolvimento da Comunicação Social, Meios e Conteúdo. Rádio e TV - integrados - plataformas. Especialista em Comunicações, Engenharia e empreendedorismo.

O ponto central do último dia, 5 de dezembro, será a prestação de contas e, em seguida, a eleição e posse da nova diretoria, que assumirá a liderança da SIGNIS Brasil para o período de 2026 a 2028. A participação na votação é restrita a associados em dia com suas contribuições e a não associados titulares com carta de delegação.

O Trabalho da SIGNIS Brasil no Último Triênio (2023-2025)

Nos últimos três anos, a SIGNIS Brasil, em consonância com sua missão de animar, unir e congregar profissionais e meios de comunicação católicos, intensificou suas ações em diversas frentes, com foco na formação, articulação e pesquisa.

Articulação e Integração - Realização de encontros com gestores de emissoras de Rádio e TV de inspiração católica, em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, para definir os rumos da comunicação eclesial. A associação tem um papel fundamental na articulação dos meios de comunicação católicos.

Pesquisa e Dados - Divulgação de dados do Censo das Rádios Católicas do Brasil, em parceria com a CNBB, fornecendo um panorama essencial para o planejamento estratégico do setor.

Formação e Juventude - Manutenção de projetos como o Programa Brasile-se, produzido por jovens da SIGNIS Brasil Jovem para a Rádio Lio, e o Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores visando a formação de novas lideranças e o desenvolvimento do senso crítico.

Eventos Nacionais - Participação ativa e promoção de eventos como o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o principal evento da Igreja Católica no Brasil voltado para a comunicação, realizado em parceria com a CNBB e a Pascom Brasil. A SIGNIS Brasil também promoveu seu 6º Congresso de Comunicação.

Parceria Estratégica: Paulinas e SIGNIS Brasil - Nos últimos três anos (2023-2025), a parceria entre o Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) Paulinas e a SIGNIS Brasil se consolidou como um eixo fundamental na formação e capacitação de comunicadores católicos no país. Através de seminários e congressos de grande alcance, as instituições têm promovido um debate aprofundado sobre os desafios e as perspectivas da comunicação eclesial na era digital. O período foi marcado pela realização de eventos estratégicos que alinharam a reflexão teológica e pastoral com as inovações tecnológicas e as diretrizes da Igreja, em especial o caminho sinodal.

Atual presidente da SIGNIS Brasil, Alessandro Gomes afirmou que nos três últimos anos a diretoria trabalhou com afinco e muito motivada pelos desafios e pelas conquistas: “Foi um tempo em que muita coisa aconteceu, algumas delas iniciadas no primeiro mandato e que pudemos concluir ou consolidar. Uma dessas conquistas foi o Encontro Nacional de Rádios e Televisões que, em parceria com a CNBB, ajudou no processo de aproximação dos veículos com a conferência, bem como fortaleceu a unidade entre eles. A nossa aproximação com o Ministério das Comunicações também gerou frutos, afinal abrimos uma porta importante para tratarmos de assuntos variados e de interesse das nossas rádios e TVs. Realizamos cursos de capacitação, com destaque para o Chama da Palavra, que formou jovens radialistas para trabalhar em veículos e também para serem novos capacitadores de demais jovens. Outros cursos também foram elaborados e executados pelo setor de Educomunicação, cursos esses abertos para todos os associados. Trabalhamos também no sentido de consolidar a organização administrativa, visto que a SIGNIS cresceu, exemplo disso foram as questões pendentes da antiga RCR, agora incorporada à SIGNIS Brasil”.

Geizom Sokacheski, atual vice-presidente da Associação afirma que ser um associado é uma oportunidade de somar forças e se colocar a serviço da igreja e das pessoas, promovendo uma Cultura de Paz: “A SIGNIS Brasil, tem espaço cativo nas principais esferas da radiodifusão no país e em toda a América Latina. No Brasil atuamos com todos os veículos de comunicação de inspiração católica de propriedade de arquidioceses, ou de instituições, fundações e associações católicas, são mais de 100 emissoras de rádios e 12 redes de televisão, além dos impressos e digitais. Temos duas presenças consolidadas na ABERT – Associação Brasileira de Rádio e Televisão, como membros do conselho superior em rádio e em televisão. Somos membros da REC e da ALMA que são redes de rádio e TV, ligadas ao CELAM e à Santa Sé. Atuamos buscando melhorias, para as emissoras de inspiração católica inclusive com os órgãos reguladores e fiscalizadores nacionais como a ANATEL, Ministérios das Comunicações, ECAD, ANCINE e CONDECINE”, pontuou.

Atual diretoria: Alessandro Gomes, Geisom Sokacheski, Angelica Lima e Jéssica Maia com o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Dom Valdir de Castro


Nelson Henrique Batistote é o coordenador do setor de TVs e avalia positivamente a atuação das emissoras no último triênio: “O setor TV deu novos passos em relação às pautas e ações conjuntas, sobretudo na realização do Especial "É tempo de cuidar do RS". Este evento uniu as emissoras, que abriram espaço em suas grades de programação para transmitir em rede o programa que arrecadou donativos para ajudar as famílias atingidas pela tragédia ambiental. Além disso, novas emissoras se associaram e hoje fazem parte da SIGNIS Brasil”, afirmou.

O setor de Rádios também avançou nestes últimos três anos, conforme explica o coordenador Felipe Zangari: “Fortalecemos a vinculação das emissoras entre si, e buscamos trazer a caminhada sinodal para dentro das nossas atividades. Tivemos a oportunidade de formalizar o convênio do jornalismo com a Rádio Aparecida e ofertar possibilidades de conteúdo colaborativo. Em 2025, tivemos uma experiência bonita de unidade entre nós com a cobertura dos funerais do Papa Francisco e o Conclave. O trabalho de colaboração é sempre exigente, mas acreditamos na força da nossa união”, concluiu.

O trabalho realizado pela atual gestão e seus associados nos últimos três anos estabeleceu uma base sólida, marcada pela sinodalidade e pela busca por dados concretos para orientar a comunicação católica. A V Assembleia Geral de 2025 será o palco para a consolidação desses esforços e a definição dos novos líderes que conduzirão a associação no próximo triênio, com o desafio de integrar as novas tecnologias e o caminho sinodal na missão evangelizadora da Igreja.

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