A campanha Respeitável Circo foi lançada nessa quarta-feira (20) em cerimônia em prol dos 20 mil artistas itinerantes, dos 800 circos em atividade no país. A medida é uma iniciativa da Funarte, com apoio de vários ministérios e do programa Pátria Voluntária.
O secretário especial da Cultura, Mario Frias, destacou que a campanha visa garantir a oferta de serviços públicos para as famílias circenses e fortalecer a arte do circo.
Agora, com um cartão nacional de saúde específico para a população circense, essa comunidade poderá ser atendida em qualquer unidade de saúde do país com registros no sistema eletrônico Conecte SUS. Já o Ministério da Educação prepara uma cartilha para orientar estados e municípios sobre a oferta de ensino a essa população.
Também foi anunciado o Selo Município Amigo do Circo, que visa incentivar a implementação de ações regionais que valorizem a atividade circense. O presidente da Funarte, Tamoio Athayde, afirmou que o reconhecimento do trabalho realizado no picadeiro se une a essa rede de apoio.
Durante o evento também foi lançada a cartilha Respeitável Circo!, material de apoio para gestores públicos e privados com os direitos, deveres e as principais necessidades dos artistas de circo.
Fonte: Rádioagência Nacional
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.