Por Vladimir Ribeiro Em Brasil

Inep divulga perfil do candidato do Enem 2019

Maioria dos estudantes não precisaram pagar taxa de inscrição

Divulgação
Divulgação
Maioria dos participantes do Enem são mulheres, negros e maiores de 21 anos


Maioria dos participantes do Enem são mulheres, negros, maiores de 21 anos e com direito a inscrição gratuita. Cinco milhões e 95 mil pessoas vão fazer as provas do Enem, entre os dias 3 e 10 de novembro. De cada 10 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, seis são mulheres.

Além disso, 58% dos estudantes não precisaram pagar taxa de inscrição, que foi de R$ 85. Seja porque comprovaram baixa renda, seja porque concluíram o ensino médio em escola pública.

O perfil do participante do Enem de 2019 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A faixa etária com o maior número de inscritos é de 21 a 30 anos, que somou 26% do total dos participantes deste ano. Acima dos 60 anos, foram quase 10 mil inscritos. Já 12% do total vão participar das provas como treineiros, pois ainda não concluíram o ensino médio.

Em relação a cor e raça, a maioria dos participantes é de negros, alcançando 59% do total. Sendo 46% de pardos e 12% de pretos. Brancos somam 36% dos inscritos, e indígenas chegam a 0,6% do total de estudantes que vão prestar o Enem 2019.

Também é maioria a quantidade de pessoas que já concluíram o ensino médio, 58% do total. Enquanto 28% termina esta fase dos estudos neste ano.

Na divisão dos inscritos por região, temos o Nordeste e o Sudeste quase empatando em número de participantes, apesar de o Sudeste ter cerca de 30 milhões de habitantes a mais do que o Nordeste, segundo o IBGE de 2018.

Proporcionalmente ao número de habitantes, a região Norte tem o maior número de inscritos, com 3,28% dos habitantes listados para fazer a prova deste ano. Do número total de inscritos, 35% estão no Sudeste contra 34% no Nordeste. Onze por cento estão na região Norte, 10% no Sul e 8% no Centro-Oeste.

Da Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.