Mais de 180 mil recenseadores vão estar nas ruas em todos os 5.568 municípios brasileiros, a partir desta segunda-feira (01), para realizar o Censo Demográfico 2022. O trabalho deles e a colaboração da população vão produzir o novo retrato do Brasil, com informações imprescindíveis para o avanço de políticas públicas e decisões de investimentos nas mais diversas áreas.
A maior pesquisa do país, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é feita a cada virada de década, mas sofreu um atraso de dois anos devido à pandemia de Covid-19 e à falta de recursos.
Pela primeira vez, o Censo vai coletar também informações sobre os povos de regiões remanescentes de quilombos. Quase seis mil territórios quilombolas terão seu retrato no censo.
Para esse trabalho gigante, o IBGE aposta na tecnologia para garantir a qualidade da coleta de dados, como explicou o coordenador técnico da pesquisa, Luciano Duarte.
Entre primeiro de agosto e o mês de outubro, os recenseadores vão visitar mais de 70 milhões de domicílios. Além da entrevista presencial, de porta em porta, a população poderá responder à sondagem via internet ou telefone. Uma central telefônica exclusiva vai esclarecer as dúvidas e orientar a população. É o Centro de Apoio ao Censo disponível no número 0800 721 8181, que vai funcionar das 8h às 21h30, de domingo a domingo.
O Coordenador Luciano Duarte ressalta que os brasileiros devem ficar tranquilos em relação aos dados coletados, pois eles são sigilosos.
Para garantir a segurança daqueles vão abrir suas portas ao censo, os agentes vão estar uniformizados, usarão boné e colete azuis com a logomarca do IBGE e a população poderá confirmar a identidade do entrevistador pela central telefônica 0800 721 8181 e também no site respondendo.ibge.gov.br.
O Instituto tomou, ainda, medidas contra a covid-19. Todas as equipes seguirão protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos, equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.
Fonte: Radioagência Nacional
Papa pede libertação dos reféns sequestrados na Nigéria e Camarões
"Tomei conhecimento com imensa tristeza das notícias sobre os sequestros de padres, fiéis e estudantes na Nigéria e em Camarões...
Papa diante do túmulo de São Francisco: o mundo busca sinais de esperança
Leão XIV chegou na cidade italiana de Assis, onde se encontrou na manhã desta quinta-feira os bispos da Conferência Episcopal Italiana (CEI) reunidos para a 81ª Assembleia Geral.
“Leo from Chicago”, o documentário sobre as raízes do Papa Leão
Por ocasião dos seis meses de pontificado, na segunda-feira (10) será publicado o documentário em três idiomas (inglês, italiano, espanhol) nos canais da Vatican News, com produção do Dicastério para a Comunicação.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.