O bispo auxiliar de Maiduguri, na Nigéria, emitiu um apelo por ajuda após as enchentes devastadoras que afetam a cidade no norte da Nigéria. Em mensagem de vídeo enviada à fundação pontifícia ACN - Ajuda à Igreja que Sofre, Dom John Bakeni faz um pedido de ajuda, afirmando que “a cidade de Maiduguri foi engolida por uma enchente devastadora e mais de 40% da cidade está debaixo d’água”.
“Estamos entrando em contato com nossos amigos da Ajuda à Igreja que Sofre para suas orações, especialmente neste momento difícil e desafiador”, acrescentam os bispos auxiliares em uma mensagem de vídeo filmada do lado de fora da catedral de St. Patrick, que está em grande parte debaixo d’água.
Maiduguri é uma das principais cidades do norte da Nigéria e, por muitos anos, foi a diocese mais afetada pela insurgência liderada pelo grupo terrorista islâmico Boko Haram. Os cristãos são uma minoria na diocese.
Dom John explica que pelo menos um milhão de pessoas estão sofrendo com os efeitos da enchente. “Um bom número de nossas paróquias e paroquianos foram afetados por essa enchente devastadora. Na cidade, mais de um milhão de pessoas foram afetadas e mais de 200 mil famílias foram deslocadas. Ainda estamos realizando nossa avaliação, mas três ou quatro paróquias nossas foram afetadas e mais de 20 mil paroquianos foram afetados”, diz o bispo auxiliar, acrescentando que a maioria deles agora vive em comunidades que os acolheram.
Acredita-se que a enchente em Maiduguri seja resultado de danos à Represa Alau, localizada a poucos quilômetros da cidade de Maiduguri. A ACN se comprometeu a ajudar a população da diocese em apuros, especificamente por meio do fornecimento de ajuda emergencial para alimentos, remédios, saneamento e abrigo.
Ao mesmo tempo, o bispo John explica que chuvas fortes nas montanhas ao sul da diocese também causaram enchentes, que afetaram, em particular, a paróquia de St. Pious IX em Shuwa, a cerca de 130 quilômetros de Maiduguri, com os paroquianos de lá também precisando de assistência. O bispo John pede ajuda aos benfeitores da ACN, dizendo que “estamos rezando para que Deus nos dê a graça de viver esses tempos desafiadores. Deus os abençoe.”
Link para vídeos enviados pelo Bispo John Bakeni:
Sobre a ACN - Ajuda à Igreja que Sofre
A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia que apoia, por meio de informação, oração e ação, os fiéis onde quer que sejam perseguidos, oprimidos ou enfrentem necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN foi elevada à condição de Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende cerca de 5.000 pedidos de ajuda pastoral da Igreja em mais de 130 países. Os projetos apoiados incluem: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa - incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas -, apoio a padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e reconstrução de igrejas e demais instalações eclesiais; meios de transporte para evangelização; programas religiosos de comunicação; ajuda a refugiados e vítimas de conflitos.
Ação Social Franciscana: 650 mil atendimentos por ano
Neste mês de setembro, o Sefras — Ação Social Franciscana, celebra 24 anos de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis.
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Tempo seco potencializa doenças respiratórias
Acompanhe o Imaculada Notícias desta sexta-feira,13!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.