Por Angelica Lima Em Igreja

Bispo queniano pede aos comunicadores católicos um firme compromisso com a verdade

O prelado fez um chamado aos jornalistas e comunicadores católicos para estender a mensagem do Evangelho através dos meios de comunicação


Dom Maurice presidiu as celebrações locais da Jornada Mundial das Comunicações


Dom Maurice Muhatia Makumba, Bispo de Nakuru, Quênia, presidiu as celebrações locais da Jornada Mundial das Comunicações no dia 11 de maio. O prelado fez um chamado aos jornalistas e comunicadores católicos para estender a mensagem do Evangelho através dos meios, com uma consciência renovada sobre a profundidade de seu compromisso.

"Sim, estamos utilizando as plataformas de meios atuais, mas temos que fazer-nos três perguntas chave como praticantes dos meios católicos", convidou o Bispo: "Qual é o conteúdo de nossa comunicação católica? Quais são os resultados de nossa comunicação? E, finalmente, quais são os desafios que enfrentam os meios de comunicação cristãos e católicos no mundo de hoje'".

Sobre estas três questões, o prelado recordou a necessidade de buscar a resposta diretamente na pessoa de Jesus Cristo. "Devemos ser conscientes de que o conteúdo da comunicação cristã se origina em Jesus Cristo (...), sem o qual nossa comunicação como cristãos está vazia e não tem nenhum significado", alertou o prelado. "A Igreja nos anima abraçar os meios modernos de comunicação com o fim de difundir o Evangelho. Quer que multipliquemos nossas bocas, olhos e ouvidos para que a mensagem do Evangelho chegue à maior quantidade de pessoas possível".

Dom Makumba destacou o fato de que sua Diocese trabalha diariamente para cumprir esta missão em duas estações radiofônicas, Rádio Amani e Rádio Umoja, e animou os comunicadores a oferecer um testemunho valente em meio de correntes de opinião contrárias à Fé. "Estamos vivendo em um mundo hostil à verdade, um mundo hostil à mensagem do Evangelho. Vocês, os praticantes dos meios católicos, devem manter-se firmes e dizer ao mundo como a Jesus que ‘temos as palavras da vida eterna'", exortou o Bispo. "Cada um de vocês deve reconhecer-se a si mesmo como um importante meio de comunicação para a difusão do Evangelho".

O prelado dirigiu aos comunicadores o mesmo desafio que Cristo fez aos seus discípulos quando o abandonaram por não compreender sua pregação sobre a Eucaristia: "Vocês também querem me deixar?". "Adotaram vocês, os praticantes dos meios católicos, a mensagem do mundo e o ensinamento do mundo somente porque o ensinamento católico é difícil?", questionou Dom Makumba. "Este é o verdadeiro desafio de hoje que não podes ignorar. O mundo está te convidando dia a dia e está te dizendo que teus ensinamentos são muito altos, que trates de reduzir teus padrões, estará de acordo?". (EPC)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.