Por Angelica Lima Em Igreja Atualizada em 17 MAI 2019 - 11H35

Cardeal Odilo Scherer é eleito Primeiro vice-presidente do CELAM

Durante os trabalhos da 37ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM foram eleitos os componentes do Conselho Diretivo do organismo


Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, o cardeal foi eleito delegado do Celam


Silvonei José - Cidade do Vaticano

Realiza-se desde a última segunda-feira (13), em Tegucigalpa, Honduras, a 37ª Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). O encontro, que prossegue até o próximo dia 18, tem como objetivo discernir “os sinais dos tempos” na realidade latino-americana e caribenha e projetar um novo período de compromisso pastoral para o quadriênio 2019-2023.

Durante os trabalhos da última quarta-feira, (15), foram eleitos os componentes do Conselho Diretivo do CELAM.

A Assembleia Geral elegeu o arcebispo Dom Miguel Cabrejos Trujillo como presidente do CELAM para o quadriênio 2019-2023. Dom Miguel Cabrejos sucede na presidência o cardeal Ruben Salazar Gomez.

Já o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, eleito no último dia 09 de maio para representar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), diante do Conselho Episcopal Latino-Americano durante os próximos quatro anos, foi eleito Primeiro vice-presidente do CELAM.

O Arcebispo de Manágua, Nicarágua, Leopoldo José Brenes Cardinal, foi escolhido como Segundo Vice-Presidente. Dom Leopoldo José Brenes, sucede no cargo Dom Belisario José Da Silva, arcebispo metropolitano de São Luis de Maranhao.

A Assembleia Geral Ordinária elegeu ainda o bispo auxiliar de Cali, Dom Juan Carlos Cardenas Toro, secretário-geral do organismo.

Para os assuntos econômicos do Conselho foi eleito o arcebispo de Monterrey, Nuevo Leon, Dom Rogelio Cabrera López.

Segundo informações da Agência Fides, esta semana de encontro é dedicada também à experiência de oração, partilha de vida, de fé e comunhão eclesial, como discípulos e pastores. O encontro serve ainda para refletir sobre as grandes tendências que marcam a realidade na América Latina e Caribe e sobre os desafios para o compromisso pastoral da Igreja.

Lançamento da Bíblia da Igreja na América

Dentre as novidades que caracterizam esse encontro está o lançamento da Bíblia da Igreja na América (Bia). Cada participante da 37ª Assembleia Ordinária do CELAM receberá um exemplar da Bíblia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.