Igreja

Falece Dom João Evangelista, bispo auxiliar emérito de Brasília

Dom Terra era o responsável pelo Instituto Divino Mestre

Escrito por Vladimir Ribeiro

12 MAR 2022 - 09H00

Divulgação

A arquidiocese de Brasília comunicou o falecimento na sexta-feira (11), do bispo auxiliar emérito de Brasília (DF), dom João Evangelista Martins Terra, aos 97 anos de idade, após algumas semanas internado.

Nascido em 07 de março de 1925, na cidade de Jardinópolis, em São Paulo, João Evangelista Martins Terra foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1956, no Rio de Janeiro.

Em 1964, ingressou na companhia de Jesus, e, em 1988, recebeu a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, adotando o lema episcopal: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”.

Dom Terra adquiriu o título de doutor nas seguintes áreas: Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas.

É considerado um biblista de renome, autor de mais de 220 obras publicadas por vários países do mundo, por onde viajou e trabalhou; inclusive em Roma, onde passou dez anos, trabalhando no jornal L’Osservatore Romano e servindo aos Papas, na época, João Paulo II e Bento XVI.

Na arquidiocese de Brasília, dom João Evangelista Martins Terra atuou como bispo auxiliar, de 1994 a 2004; trabalhando ao lado do cardeal José Freire Falcão, na época, arcebispo da Capital Federal.

Atualmente, Dom Terra residia em Brasília e era o responsável pelo Instituto Divino Mestre, que ele próprio fundou com o objetivo de formar professores para os seminários nacionais e internacionais.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.