Teve início nesta quarta-feira, 19 de abril e segue até o próximo dia 28, a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. A temática principal do evento está voltada à avaliação global da caminhada da entidade.
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil. Na sequência, na primeira sessão do dia, os membros da presidência da CNBB, cujo mandato se encerra nesta edição da assembleia, apresentaram o relatório de balanço de gestão 2019-2023.
No relatório constam as principais iniciativas da CNBB realizadas nos últimos quatro anos, especialmente no que se refere às ações promovidas no período da pandemia, como campanhas e projetos. Nele, também constam informações das atividades desenvolvidas pelas Comissões da entidade e, ainda, um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade.
Já a segunda sessão do dia, programada das 11h às 12h30, será dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro, realizada pelo grupo responsável pelas análises da CNBB. A terceira sessão, na qual será feita a análise de conjuntura eclesial, será realizada no auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida.
Neste primeiro dia da Assembleia a atual presidência da CNBB participa da coletiva de imprensa que acontece às 15h, na Sala de Coletivas. Na ocasião, eles apresentarão o relatório de balanço de gestão de 2019 a 2023, com as ações e dados do período. As coletivas de imprensa acontecem todos os dias sempre no mesmo horário e local, cada dia com um grupo de bispos diferentes.
Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h, os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional e às 18h30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas também no Santuário.
Nesta quarta-feira, 19 de abril, a missa com vésperas terá como tema a abertura da Assembleia e será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Essa será a primeira vez na qual será utilizada a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, aprovada recentemente pela Santa Sé.
Ação Social Franciscana: 650 mil atendimentos por ano
Neste mês de setembro, o Sefras — Ação Social Franciscana, celebra 24 anos de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis.
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Tempo seco potencializa doenças respiratórias
Acompanhe o Imaculada Notícias desta sexta-feira,13!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.