Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Inca chama a atenção para a incidência do câncer de intestino

Por ano, cerca de 40 mil novos casos de câncer de intestino


Divulgação
Divulgação


Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado neste sábado (27), o Instituto Nacional do Câncer (Inca), realizou uma série de debates sobre o panorama, o tratamento e a prevenção da doença na última quinta-feira (25).

Por ano, cerca de 40 mil novos casos de câncer de intestino, também conhecido como colorretal, são diagnosticados no país. Segundo o Inca, este é o terceiro tipo mais incidente na população em geral e ocupa a segunda posição tanto entre homens quanto em mulheres.

O Inca estima que 30% dos novos casos de câncer de intestino podem ser atribuídos a má alimentação, ao excesso de peso, inatividade física e ao consumo de bebidas alcóolicas.

Na abertura do evento, a diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho, ressaltou que a população deve estar atenta à exposição aos riscos (ouça no áudio).

Ana Cristina Pinho também falou sobre os sinais e sintomas para detecção precoce do câncer de intestino, como alterações do hábito intestinal e do formato das fezes (como fezes muito finas e compridas), dor, desconforto abdominal e sangue nas fezes.

O pesquisador do Inca, Ronaldo Corrêa apresentou dados de um estudo realizado em parceria com as universidade federais do Espírito Santo e de São Paulo com a projeção de gastos federais diretos com a doença.

O câncer de intestino foi escolhido pelo Inca como tema a ser trabalhado pelo instituto ao longo do próximo ano, com diversas ações de controle da doença no país.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.