MI

A celebração da Vigília Pascal na Milícia da Imaculada

Neste Sábado Santo os fiéis se reuniram para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte na maior das celebrações, ápice do Tríduo Pascal

Escrito por Angelica Lima

08 ABR 2023 - 21H47 (Atualizada em 10 ABR 2023 - 09H21)

No Sábado Santo à noite, celebramos a solene Vigília Pascal, quando proclamamos a Ressurreição do Senhor. Com esta celebração chegamos ao ápice do Tríduo Pascal, iniciado na quinta-feira santa.

Poucas celebrações litúrgicas são tão ricas de conteúdo e de simbolismo como esta. A celebração inicia-se fora da Igreja, com a bênção do “fogo novo” onde se prepara e se acende o Círio Pascal, que representa a luz de Cristo. E foi desta forma que o presidente da celebração, Frei Alexandre Domiciano iniciou a Maior de todas as celebrações neste Sábado, no Oratório Imaculada Conceição e São maximiliano Kolbe, na sede da Milícia da Imaculada em São Bernardo do Campo SP. Junto ao Frei Domiciano estava o Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, dos Frades Menores Conventuais, Frei José Hugo da Silva Santos. No momento da celebração chovia no Riacho Grande. Em atitude de silêncio e oração, os fiéis acompanhavam no interior da Igreja.


A bênção do fogo novo dá início à celebração e acontece fora da Igreja

Após a bênção do fogo novo, juntamente com os ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, cerimoniários e coroinhas, os frades entraram em procissão na Igreja, tendo à frente o Círio Pascal. Em instantes, o ambiente, antes escuro, foi tomado pelas luzes das velas que se acendiam a partir do Círio Pascal.

A homilia foi proferida pelo Frei José Hugo, que iniciou sua fala afirmando que a riqueza simbólica desta celebração é tão grande que dispensaria a homilia: “Mais do que as palavras, mais do que as explicações, esta noite existe para que nós façamos uma experiência com Deus. O Cristo ressuscitado”, afirmou.

Frei Hugo convidou a assembleia a um momento de oração, contemplando por alguns instantes o Círio Pascal, e nele o Cristo ressuscitado. Aquele que nos tira das trevas para luz. Em sua oração o frade lembrou as crianças, que são esperança de um mundo novo, os adolescentes que vivem dificuldades e conflitos nesta fase em que se encontram. Pediu pelos pais, pelos casais, pelos jovens, e idosos e também pelos viúvos e enfermos. Por fim, Frei Hugo pediu pela Milícia da Imaculada, pelo Frei Sebastião, missionários, leigas e leigos e por todos que vivem este carisma e frequentam o oratório, buscando apoio e incentivo em suas vidas. 


Parte da celebração deste dia acontece à luz das velas acesas a partir do Círio Pascal

E o ponto alto da celebração foi a Eucaristia, ação de graças por excelência, celebração da nova Páscoa de Cristo. Vivendo com fé e intensidade os dias do Tríduo Pascal, os cristãos dão testemunho da Morte e Ressurreição do Senhor Jesus e comprometem-se a ser vida, a viver em ação de graças a Deus e ao próximo.

E neste Domingo de Páscoa o Oratório da sede a Milícia da Imaculada em São Bernardo do Campo SP reabre as suas portas para que os fiéis possam celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte com celebrações da Missa de Páscoa às 7h, 10h30 e 17h

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em MI

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.