Campanha

Milícia da Imaculada é presença

A Milícia da Imaculada floresce em diversas partes do Brasil sempre sob o impulso missionário de São Maximiliano Kolbe

Escrito por Colaborador

04 JUN 2021 - 00H00

Em outubro de 1917, São Maximiliano Kolbe fundou em Roma a Milícia da Imaculada. Após o crescimento na Polônia e a audaciosa missão no Japão, São Maximiliano foi preso pelo nazismo na Segunda Guerra Mundial. Há 80 anos, no Campo de Concentração de Auschiwtz, se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família que suplicava pela vida. Foi beatificado em 1971, durante o Sínodo dos Bispos sobre o sacerdócio ministerial e a justiça no mundo, e o Papa Paulo VI destacou o testemunho heroico de Kolbe como sacerdote. Em 1982 foi canonizado pelo Papa João Paulo II e reconhecido como mártir da caridade. A Milícia da Imaculada floresce em diversas partes do Brasil de maneiras diferentes, mas sempre sob o impulso missionário herdado de São Maximiliano Kolbe e sob a guia da Imaculada. 

Leia alguns depoimentos que evidenciam como a MI se faz presente na vida das pessoas:

Divulgação
Divulgação


Quando eu era criança meus pais frequentavam o grupo da Milícia da Imaculada que se reunia no Santuário Jardim da Imaculada. A obra esteve no cotidiano da minha vida e agora está no da minha família. Minha es posa, meus dois filhos e eu somos consagrados a Nossa Senhora”, conta Marcelo Meneses, presidente nacional da Milícia da Imaculada.


Divulgação
Divulgação

A Milícia da Imaculada é minha vida. Ela me transformou. Conheci São Maximiliano e fiquei impressionada com o amor dele pela Imaculada. Foi justamente esse amor incondicional, esse desejo de se doar e transformar vidas que me tocou profundamente, me atraiu para que também eu me consagrasse a Nossa Senhora”, explica Adrina Costa, que trabalha na Rádio Imaculada em Atibaia, em São Paulo, e é membro do Instituto Secular de Vida Consagrada Missionárias da Imaculada Padre Kolbe.


Divulgação
Divulgação

Conheci a Milícia da Imaculada em minha cidade natal, Candeias, na Bahia, onde os Frades Menores Conventuais animam a paróquia e o santuário Nossa Senhora das Candeias. Lá os mílites consagrados a Nossa Senhora desenvolvem uma atividade de cuidado com as pessoas que sofrem com dependências químicas. Fui me engajando e fazendo meu discernimento vocacional”. Frei Antônio iniciou a formação justamente no Santuário Jardim da Imaculada e durante os estudos acompanhou diversos grupos da MI. No último ano, após ser ordenado diácono, foi enviado para a Casa de Missão em Juruá AM.


Divulgação
Divulgação

A missão é apaixonante. Sou apaixonado pelo carisma da Milícia da Imaculada. Amo o que faço e muitas pessoas amam a MI e fazem a diferença. Dourados tem uma terra produtiva, não só na agricultura, mas também na evangelização. O carisma semeado brota e cresce com vigor. Dourados (MS) é uma missão que realmente faz uma grande diferença na minha vida”, comenta Padre Toninho Maria que faz parte do Instituto Missionários da Imaculada Padre Kolbe e há dez anos concretiza o ideal da Milícia da Imaculada em Dourados, no Mato Grosso do Sul.


Todos os grupos se empenham na difusão e expansão da Milícia da Imaculada. Existem diversos grupos que não foram citados aqui, mas desenvolvem relevante apostolado em Caçapava (SP), em João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Águas Lindas de Goiás (GO), Goiânia (GO), Belém (PA), na Ilha do Marajó (PA), Maceió (AL), São Luís (MA) e Volta Redonda (RJ). Com o mesmo espírito, cada mílite em seu grupo luta pela evangelização.

Na Milícia da Imaculada de São Bernardo do Campo (SP), que publica a revista Jovem Mílite e produz e transmite pela Rede Imaculada de Comunicação, há o caminho em direção ao aplicativo Imaculada Play, uma plataforma de conteúdo evangelizador para anunciar Jesus no ambiente digital.

A Milícia da Imaculada concretiza suas ações graças à doação generosa de quem ajuda de diversas formas, seja com a contribuição mensal, com o serviço voluntário, com o trabalho profissional, além da dos sacerdotes, freis e missionárias. Todas as realizações contam com o esforço de todos.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Colaborador, em Campanha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.