Criatividade para evangelizar

O carisma da Milícia da Imaculada

Toda panela tem sua tampa. Esta máxima da sabedoria popular também pode ajudar a entender melhor a importância do carisma na vida de um cristão.

Nathalia SPinto

Escrito por Nathalia Silva

01 SET 2023 - 08H00 (Atualizada em 08 NOV 2023 - 09H47)

Divulgação

A teologia nos explica que carisma significa um dom extraordinário e divino concedido a quem crê para o bem da comunidade. Sob a ótica da fé, trata-se de uma forma específica e especial de vivermos a espiritualidade, colocando em prática os apelos do Evangelho e respondendo às necessidades do nosso tempo presente. O Catecismo da Igreja Católica ensina com bastante clareza: “Quer extraordinários quer simples e humildes, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, pois são ordenados à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo” (799).

Na Igreja existem muitos carismas, todos inspirados pelo próprio Espírito Santo de Deus, e a Igreja mesma, em sua sabedoria, acompanha, orienta e aprova estes carismas, sinalizando que são caminhos seguros para a vivência da espiritualidade.

Quando pensamos na tampa da panela fazemos alusão a algo que se encaixa e se completa perfeitamente. Uma panela sem tampa não deixa de ser panela, mas ela com certeza fica incompleta. Quando encontra sua tampa, aí sim cumpre perfeitamente a sua função. Certo? Assim também acontece com o cristão que encontra seu carisma: sente-se plenificado. Um carisma ajuda a iluminar o caminho, abre os olhos para a Palavra, inspira a seguir e frente, encoraja para o próximo passo.

Na Milícia da Imaculada temos um carisma bem específico, que foi inspirado por Deus no coração de São Maximiliano Kolbe. Este carisma está ligado à total Consagração a Imaculada como ele mesmo afirmava: “A essência da Milícia da Imaculada é a consagração ilimitada a Imaculada. Dela devemos ser servos, filhos, escravos. Numa palavra, devemos pertencer a Ela sob todos os aspectos, ser Seus da maneira mais estrita e mais perfeita possível, ser de algum modo Ela própria”.

Nosso carisma, portanto, encontra sua base na Consagração a Nossa Senhora. Ele também nos chama a viver uma vida missionária, anunciando o Evangelho; e encontra sua inspiração em São Maximiliano Kolbe. É por isso que nosso carisma é mariano (por causa da Consagração a Nossa Senhora), missionário (pelo apelo à missão de evangelização) e kolbiano (porque nos veio a partir de São Maximiliano Kolbe). Podemos dizer que o carisma da Milícia da Imaculada é a nossa razão de existir, porque nos move a renovar o entusiasmo para seguirmos adiante na missão.

Ao se tornar mílite, você começa a acolher este carisma e pouco a pouco descobre que ele pode frutificar em muitas bênçãos para você e para os outros. Assim como vimos no Catecismo, este dom existe para ser colocado a serviço da comunidade, das pessoas. Sobre isso, São Maximiliano também tem algo a nos dizer: “Aquele que ama a Imaculada desinteressadamente, ou seja, ama-a não por si mesmo, mas por Ela somente, não se contentara unicamente em amá-la, mas fará de tal modo que também outros a amem, para que eles também pertençam a Ela sob todo aspecto, tornem-se Seus exatamente como ele e dela, ou antes ilimitadamente mais; deste modo ele se torna um cavaleiro da Imaculada, que conquista os corações para Ela, torna-se Milícia da Imaculada. E quanto mais ele mesmo se torna propriedade dela, tanto mais conquista almas para Ela, ou seja, torna-se Seu cavaleiro. Eis porque a essência da Milícia da Imaculada é pertencer a Ela sob todo aspecto”.

Ainda não é mílite? Então diga sim a este chamado divino hoje mesmo e consagre sua vida a Nossa Senhora!

Sim, eu quero!

Escrito por
Nathalia SPinto
Nathalia Silva

Leiga consagrada na Milícia da Imaculada há 20 anos, faz parte de nossa equipe de Comunicação e Marketing. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Jornalista, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Teologia pela Universidade Claretiano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nathalia Silva, em Criatividade para evangelizar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.