Formas de doação

O tempo não para

A Palavra de Deus tem pressa para chegar ao coração humano e está em nossas mãos comunicá-la, usando todos os instrumentos que a inteligência humana criou em prol do bem comum.

Escrito por Nathalia Silva

30 JUN 2023 - 09H25 (Atualizada em 05 JUL 2023 - 15H15)

rawpixel.com

Chegamos ao sétimo mês do ano. Dá para acreditar? Réveillon passou, carnaval passou, semana santa passou, Páscoa passou... E nós ainda estamos aqui. Será que a velocidade com a qual os dias passam quer nos dizer alguma coisa?

Eu acho que sim, ela quer nos dizer alguma coisa. A metade deste ano que já vivemos foi experienciada por cada um de nós de formas diferentes. Você pode ter vivido os melhores dias da sua vida, como pode ter enfrentado (ou estar enfrentando) suas piores batalhas. Ouvi um sábio dizer o seguinte: durante 5% do seu ano você estará nos seus melhores dias, com ânimo total. Durante outros 5% do ano, viverá dias difíceis, nos quais até levantar da cama lhe custará muito esforço. Nos demais 90% do tempo que lhe restam você estará na média, nem tão bem nem tão mal. Aprenda a usar bem este período e a trabalhar de forma equilibrada com ele.

Lembra de um ditado que diz “nem tanto ao céu, nem tanto à terra”? Pois é, ele tem a ver com nossa reflexão deste mês. Viver o equilíbrio em nossos dias é quase um desafio porque os estímulos são muitos: imagens, cores, sons, mensagens. O ritmo frenético com o qual a informação é transmitida chega nos deixar tontos. De fato, o tempo não para. E já que ele não para, também nós não devemos parar.

A chave disto tudo, que nos ajuda a abrir as portas de uma vida lúcida e feliz, certamente tem a ver com este equilíbrio, tão necessário até para nossa saúde física, mental e espiritual. Já que o tempo não para, por vontade de Deus, será que podemos usá-lo de uma forma melhor e mais consciente, valorizando o momento presente como, de fato, uma dádiva?

Recorrendo ao exemplo de audácia santa de São Maximiliano Kolbe, fundador da Milícia da Imaculada, vamos colocar o tempo e sua velocidade a serviço da missão que Jesus nos confiou. Lembro que ele, São Maximiliano, tinha um grave problema de saúde, não tratável na sua época. A tuberculose por vezes colocou a vida de nosso fundador em risco e certamente o fez pensar em como somos frágeis e em como é necessário bem aproveitar o tempo sagrado que temos. Talvez hoje não estejamos a enfrentar uma doença crônica, talvez não estejamos vivendo como prisioneiros de uma guerra... No entanto, é possível fazer uma reflexão e mover uma verdadeira transformação em nós para que o tempo seja, definitivamente, aliado na missão diária. A Palavra de Deus tem pressa para chegar ao coração humano e está em nossas mãos comunicá-la, usando todos os instrumentos que a inteligência humana criou em prol do bem comum.

Quanto tempo você tem?

• Calcule: quanto tempo você utiliza para navegar nas redes sociais? Ele é maior ou menor do que tempo dedicado a uma boa leitura ou à oração? Quando estiver em seu momento de relax nas redes sociais, busque canalizar a atenção para conteúdos que enriquecem e ajudam a manter seu equilíbrio.

• No Whats App são tantos grupos que às vezes perdemos mais tempo lendo mensagens do que criando uma comunicação efetiva com pessoas queridas. Que tal fazer a experiência de só compartilhar coisas boas (como o conteúdo do nosso site), o Evangelho do dia ou uma oração especial que tocou seu coração? Ao invés de perder tempo na tela do celular, você ganhará qualidade na vida de oração.

• Maratonar séries pode ser uma boa forma de descansar a mente e aproveitar um momento em família. Porém, este hábito não pode se tornar uma prisão que toma a maior parte do nosso tempo e nos desconecta com aqueles que moram conosco. Fique atento ao período dedicado a estes conteúdos e reflita se está coerente com o que você deseja para seu cotidiano. Um tempo de ócio criativo também faz bem para a mente e o coração.

Quais outros pontos de atenção você pode colocar nesta lista? Compartilhe com a gente!

Nathalia Silva Pinto
Projeto Família Consagrada

Gostou deste conteúdo? Então ajude-nos a levar esta missão a mais pessoas!

Sim, quero ajudar agora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nathalia Silva, em Formas de doação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.