A Milícia da Imaculada evangeliza pelos meios de comunicação, pois, o homem moderno vive e se move dentro da cultura da comunicação. Kolbe foi sensível aos sinais dos tempos, os compreendeu e deu uma resposta eloquente. Atualmente, orientada pela Igreja, a Milícia da Imaculada deseja evangelizar aos homens de hoje também pela linguagem midiática, pois nela e por ela deve ser transmitida também a mensagem cristã: “O evangelho necessita da linguagem midiática para ser proclamado. Pois esta linguagem condiciona fortemente nossa cultura atual. ‘Vivemos com a mídia e pela mídia’” (MIRANDA, 2011. p. 171).
Também o Cardeal Carlo Martini mostra que os meios são mais do que ferramentas, pois a mídia configura o material básico dos processos de comunicação. “É uma atmosfera, um ambiente no qual se está imerso, que nos envolve e nos penetra por todos os lados” (MARTINI, 1994. p. 115).
As publicações impressas são a base do vínculo entre o colaborador e a Obra; o Marketing capta os recursos; as emissoras de rádio e TV, evangelizam diretamente 24h por dia no “moderno areópago” dos Mass media; pela internet, as diferentes mídias se convergem.
A Igreja Católica aponta em seu Catecismo três papéis da comunicação na sociedade moderna: “Na informação, na promoção da cultura e na formação” (CIC, 2493). E a programação da Milícia da Imaculada, se baseia nesta bússola da Igreja e acrescenta a reflexão do documento conciliar Decreto Inter Mirifica que conjuga os papéis dos meios de comunicação com deveres da verdade, justiça e solidariedade (CIC, 2495).
Para exercer a verdadeira missão da Milícia da Imaculada, a programação de rádio, os conteúdos da internet e da revista se baseiam nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Católica no Brasil. Esta sintonia com a Igreja é revelada pelo testemunho de Dom Nelson Westrupp, SCJ, Bispo Emérito de Santo André - SP e Administrador Apostólico em Lajes – SC: “Em 2003 fui para a Diocese de Santo André - SP e foi uma alegria conhecer quem estava atrás e também à frente da Milícia da Imaculada, como o Frei Sebastião. Assim, me entusiasmei ainda mais por esta causa”. Dom Nelson Westrupp recorda que “a Rádio Imaculada Conceição 1490 AM sempre foi muito aberta à diocese. Transmitia e divulgava os eventos e sempre marcou presença fazendo chegar a todos os lares da diocese nossos grandes momentos”.
Para aprofundar a espiritualidade mariana e viver com mais intensidade esta dinâmica missionária pelos meios de comunicação uma equipe de leigos, missionários, missionárias e frades, orientam os mais de 200 profissionais e os cerca de 900 voluntários. Já para proporcionar a comunhão entre os mílites e o sustento da Obra, há um constante empenho das equipes em conquistar e manter os colaboradores, que são os grandes responsáveis pela manutenção, sustentação e expansão de todo trabalho de evangelização. Para isto, são realizadas atividades nas mais diversas áreas da comunicação, possibilitando um real e autêntico envolvimento por parte de seus mílites em todo o processo de evangelização. Há o constante trabalho com um banco de dados de quase meio milhão de nomes para que as pessoas que um dia disseram seu sim à evangelização possam continuar contribuindo. Mensalmente 100 mil cartas com boletos são enviados para receber as doações espontâneas.
MARTINI, Carlo Maria. Sto alla porta. 1994.
MIRANDA, Mário de França. In: ALTEMEYER, Fernando (Org). Teologia e comunicação. Corpo, palavra e interfaces cibernéticas. São Paulo: Paulinas, 2011.
Fonte: Revista O Mílite
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