Por Ana Cristina Ribeiro Em Fica a Dica

Tesouro musical e nacional

Uma história inspiradora



No dia 22 de novembro se celebra o Dia do Músico. Se engana quem pensa que só existiram gênios estrangeiros nessa área. João Carlos Martins nasceu em São Paulo, no ano de 1940; tanto ele quanto seu irmão José Eduardo herdaram do pai a paixão pelo piano. O patriarca teve seu sonho de pianista interrompido após um acidente de trabalho na gráfica em que trabalhava.

Ainda criança, João começou seus estudos, aos oito anos venceu seu primeiro concurso tocando obras de Bach, um famoso compositor de música clássica. Aos onze, o pianista já estudava seis horas por dia; sua trajetória foi se construindo através da participação em concursos, concertos e festivais nacionais e internacionais, que o tornaram mundialmente famoso como pianista e também maestro.

Leia MaisO exercício da leitura de um livroUm Santo FranciscanoFruto da longanimidadeAmigo GirassolUm jogo de futebol mudou a trajetória de João para sempre. Ele acabou sofrendo uma lesão na mão e teve que ficar um ano afastado das teclas e batutas. No tempo que ficou fora dos palcos, se tornou empresário no ramo do boxe, mas logo retornou para fazer o que mais amava. Um assalto acabou complicando ainda mais a vida do nosso maestro, ele perdeu o movimento do braço direito e com o uso excessivo da mão esquerda, teve novos problemas.

A história de João Carlos Martins virou biografia, documentário e filme, até hoje ele é exemplo de pessoa que não permitiu que os sonhos fossem deixados para trás por acontecimentos da vida. É uma história real e para se inspirar!

Seja um pequeno mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Fica a Dica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.