Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 19 MAI 2020 - 17H22

Deus ama você de qualquer jeito

Frei Sebastião explica como ter paciência, uma virtude de amor. Ele elenca também alguns exercícios, nesse tempo de distanciamento social, para colocar a vida espiritual em dia




Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., convida fiéis a nutrir a virtude da paciência, não de uma espera passiva e estéril, mas de uma certeza de que o controle está nas mãos de Deus e de que Ele nos ama e cuida de nós em todas as situações. A celebração foi realizada no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo - SP, pela manhã. Você pode adorar Jesus Sacramentado, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, por meio de sua página no Youtube.

O frade recordou, no início, que estamos no coração do mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, e recordou que Ela cuida de cada filho e filha dela. Ele rezou pelos que estão se recuperando do contágio com o novo coronavírus, os aniversariantes, pelas intenções dos que participam pela mídia da MI e entregou as suas vidas ao Pai, juntamente com o Pão e o Vinho.

Nenhuma casa é esquecida por Deus, e o que importa, para Deus, são os Seus filhos que estão na casa.

Frei Sebastião concluiu a Santa Missa recordando aos fiéis que, quando não se sentirem bem, angustiados, temerosos, entrem no Santuário da MI, por meio do Youtube, para adorar Jesus e ver que aquela rosa nas mãos de Nossa Senhora é cada um de nós. Não há o que temer, quando nos consagramos a Ela.

Ao concluir, ele fez também um convite. "Vamos aproveitar para rezar mais, para colocar em dia a nossa vida espiritual, para fazer um belo exame de consciência; ver se a nossa consciência, ver se a nossa vida, está realmente em sintonia com o Evangelho, com Jesus. E não vamos chorar pelo que passou. Vamos ver agora. Agora, a partir dos meus erros: o que eu posso fazer para melhorar? Se eu apanhei, então, aprendi alguma coisa. Se eu machuquei alguém, vou precisar ter maior atenção. Vou me cuidar melhor, e Nossa Senhora está aqui para nos ajudar nesse trabalho. Que a paciência que hoje o Papa nos fala seja mais uma grande vontade de recolocar em dia a nossa vida, em sintonia com Deus e Nossa Senhora", sugeriu Frei Sebastião, ao finalizar a Santa Missa desta Terça-feira da Sexta Semana da Páscoa, 19 de maio.

Acompanhe aqui o vídeo da celebração. A missa inicia aos 16 minutos iniciais. Aqui, você confere as leituras da Liturgia diária.

A seguir, você confere os áudios e transcrições da homilia e das orações finais da Santa Missa. A edição de áudio é de Paulo Cardoso, da Rádio Imaculada.

Homilia

Sempre a Palavra de Deus é vida, luz, força, e motivação para nós. Vocês já perceberam quando Jerusalém se fechou praticamente, começou a perseguir os apóstolos, os discípulos, a Igreja não ficou presa, sufocada, mas foi se expandindo pelo mundo afora. É claro! Quem pode prender Deus? Ninguém! Tampouco aqueles que carregam Deus no coração, porque é o próprio Deus que os leva, que lhes dá força.

Eu quero chamar à atenção sobre o apostolado de Paulo e Silas. Você viu como começou? Na casa de uma mulher, Lídia. Ontem, nós vimos isso. E, hoje, de uma forma bem trágica, na casa de um homem carcereiro. Como Deus é maravilhoso! A casa simples se torna um ponto de evangelização.

Vamos lembrar, todos nós, todos vocês que me escutam: Nenhuma casa é esquecida por Deus. O importante é o que está dentro, e quem estão dentro são filhos de Deus, redimidos pela cruz de Cristo.

Cada casa conquistada pelo Evangelho se torna evangelizadora. De que jeito? Você sabe. Quando você é entusiasta de alguma coisa, você fala daquilo. Então, quando o entusiasmo por Jesus Cristo invade a tua vida, a tua casa, você se torna, automaticamente, um evangelizador, uma evangelizadora.

Veja como Jesus realmente começa a partir de coisas simples. Teremos sempre aquela pergunta imbuída no coração das pessoas: O que devo fazer para possuir a vida eterna?

As pessoas se perguntam isso de formas diferenciadas, porque todo mundo procura a verdadeira felicidade. Muitos se perdem em tantas coisas, porque confundem, mas, quando eles percebem qual o caminho certo, eles vão. E eles precisam de ajuda, somos nós.

E Jesus fala da Sua partida, Sua morte, mas Ele mostra que a vitória não é a morte, mas a ressurreição. Isso é muito importante, porque a gente não pode parar nos primeiros obstáculos que nós encontramos.

Sabe o que o Papa fala sobre Evangelho de hoje? Que nós temos que ter paciência. E o que é paciência? Paciência é acompanhar a ação divina.

Quando eu vivia na minha casa. Tinha uns 11 anos. E meu pai tinha um quintal muito grande. Ele plantava tomates, pimentão, berinjela. Eu nunca esqueço. Ele tinha uma mão de artista... mas, você sabe que ele falava sempre: “Agora, vamos esperar os tomates crescerem. Nunca me esqueci disso. “Nós vamos esperar, porque não dá para apressar o crescimento dos tomates etc. Eles têm o tempo deles”.

Sabe que nós somos, às vezes, um pouco fora de sintonia com isso. Queremos a coisa para ontem. No entanto, a paciência mostra a confiança em Deus; a certeza de que Ele está nos conduzindo pelo caminho certo, e a vitória será nossa.

Olha, ninguém pode adiantar o sol em uma hora, porque está com pressa; ninguém pode atrasá-lo, porque não tem tempo. Não. O sol está aí, a própria natureza tem suas diversas alterações que o homem às vezes, provoca. Mas não adianta. A natureza tem as suas estações. Já imaginou se cada um pudesse regular a chuva ou o frio ou o calor de acordo com os interesses pessoais? Seria uma confusão incrível.

Então, vamos crer que Deus está nos conduzido para o caminho certo, mas vamos nos deixar conduzir, entregando a nossa vida nele, confiando.

O que está acontecendo agora? Todo mundo em casa por causa da pandemia. Um ano atrás, ninguém imaginava isso. Mas o que isso significa? O que significa vamos entender melhor depois. Enquanto isso vamos ter essa paciência, ler em tudo a mão de Deus, que está escrevendo alguma coisa para nós.

E peça a Deus a força para que você possa ficar firme, para poder ler, até o fim, essa mensagem de Deus, porque o destinatário não são os pássaros, também, quem sabe... mas somos nós, é você! Está certo?

Lembre-se de que o Papa pede hoje: paciência. A paciência é alicerçada na confiança. E a confiança é a certeza. Isso requer de nós expectativa, estarmos sempre atentos. Ninguém pode esperar dormindo, ou fazendo outras coisas. Se a coisa é importante, você fica esperando. E a nossa esperança com Deus é a nossa oração: fazer tudo com amor e tudo vai dar certo. Essa é a resposta sobre o que devo fazer para possuir a vida eterna. Amém.

Orações após a comunhão

O Santuário, nesse momento, recebe essa luz maravilhosa, com toda a natureza: a luz do sol. Que o teu coração, irmão; que o teu coração, irmã, receba a luz que vem de Jesus, e que possa esta luz despertar, em você, as alegrias das graças que Deus operou e opera em tua vida. Lembrando que não existe, no mundo, ninguém que seja mais importante do que você. Como um pai e uma mãe veem milhões de pessoas, mas os olhos deles são voltados para aquela criança; o resto, para os pais, é importante, mas não tanto como aquela criança que é filho, é filha deles. Assim, é você para Deus. Às vezes, parece uma coisa fora da nossa lógica, mas a lógica de Deus é diferente mesmo. Essa lógica foi-nos revelada por Jesus Cristo que deu a vida por isso. Ele não veio trazer um anúncio em palavras, mas veio trazê-lo com a Sua pessoa. E o traduziu através do amor, numa forma radical, dando a Sua vida. Esse Jesus está aqui exposto, para que você entenda que você é tudo para Ele, tudo, tudo; mesmo quando você se sente vazio, angustiado, sem vontade de nada, ou até vontade de quebrar tudo.

Sim! Você não sai do coração de Deus. Deus te ama de qualquer jeito e Ele quer que você sinta esse amor, que você pare de viver como se não tivesse esse amor. Não! Desperta!

Não deixe que nada te perturbe, te distraia. Jesus está te olhando continuamente, com amor e proteção. A Sua e nossa mãe está sempre ao seu lado. Perceba essa presença e tenha paciência, como o Papa fala.

Tenha paciência, pois a tua paciência se traduz em confiança em Deus que nunca vai te deixar. Tudo vai terminar bem, sobretudo, para você. E, agora, olhando para Nossa Senhora, vamos confiar a Ela esse dia, nossa vida, e vamos viver com Ela a presença de Jesus:

(oração da Consagração e Ave-Maria)

Então, vamos lá! Colocar a nossa confiança em Deus e ter essa paciência, a certeza. Sabe que a paciência é uma virtude de amor que vê a construção feita (mesmo antes de terminada). É como uma criança. Ninguém gostaria que, de um dia para o outro, ela crescesse meio metro, um metro. Não!

Vamos sonhar e esse sonho de paciência é feita com a colaboração. Vamos aproveitar para rezar mais, para colocar em dia a nossa vida espiritual, para fazer um belo exame de consciência; ver se a nossa consciência, ver se a nossa vida, está realmente em sintonia com o Evangelho, com Jesus. E não vamos chorar pelo que passou. Vamos ver agora. Agora, a partir dos meus erros: o que eu posso fazer para melhorar? Se eu apanhei, então, aprendi alguma coisa. Se eu machuquei alguém, vou precisar ter maior atenção. Vou me cuidar melhor, e Nossa Senhora está aqui para nos ajudar nesse trabalho. Que a paciência que hoje o Papa nos fala seja mais uma grande vontade de recolocar em dia a nossa vida, em sintonia com Deus e Nossa Senhora

(Christus Vincit e Regina Coeli)

Esta rosa é você que está sempre sob a proteção de Nossa Senhora. É Ela que cuida de você.

Deus abençoe e dê a todos um dia maravilhoso no Coração de Jesus e de Nossa Senhora. E, quando você se sentir um pouco, assim, diferente, liga o teu celular, pela internet, olha para Jesus e olha para aquela flor que está nas mãos de Nossa Senhora. É você que está aí! Acesse o Youtube do Santuário e adore-o!

Leia MaisA Virtude da OraçãoSe Eu não for, não virá a vós o DefensorRádio e TV Imaculada transmitem missa em homenagem à Semana da Comunicação Nossa missão é evangelizarParticipe diariamente da Santa Missa com a Milícia da Imaculada. De segunda-feira a sábado, às 8h e 20h (horário de Brasília; às 9h e 21h, horário de Campo Grande - MS) e, aos domingos, às 7h, 10h30 e 18h (horário de Brasília; às 8h, 11h30 e 19h no horário de Campo Grande - MS). Ouça em Radio On-line e pelo aplicativo Milícia da Imaculada, ou por uma das emissoras de rádio da Fundação Padre Kolbe (Rádio Imaculada 1490 AM, na Grande São Paulo; 107,1 FM, em Atibaia - SP, 97,3 FM, em Maceió - AL e 580 AM, em Campo Grande - MS).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.