Por Frei Gilson Miguel Nunes Em A Santa Missa Atualizada em 06 JAN 2021 - 17H38

Deus não desiste de nós

Pixabay
Pixabay


O Frei Gilson Miguel Nunes (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Nm 24,2-7.15-17ª) e o Evangelho de hoje (Mt 21,23-27).

Frei Gilson destaca que hoje (14) celebramos São João da Cruz, um grande místico, que nos deu a compreensão sobre a noite escura na vida espiritual. Quando fazemos a experiência com Jesus, no começo, em um momento forte de conversão, parece que o coração e a mente se abrem e começamos a sentir Sua presença de uma forma mais forte mais real. Rezemos com alegria, temos vontade de rezar, acordamos de madrugada para rezar e tantas outras expressões de fé.

São momentos de iluminação na nossa vida cristã. Ficamos até mais sensíveis às necessidades dos irmãos. Mas com o tempo chega o desânimo, a aridez.

São João da Cruz diz que “na noite escura o que nos guia é certeza do amor que um dia nos alcançou”. É aquele tempo que rezamos, mas não sentimos o gosto, chamamos por Deus e parece que Deus está longe. Muitos desistem nestes momentos, se deixam dominar pela aridez e escuridão.

São João da Cruz nos orienta a não desistir, a insistir e não deixar que as emoções nos roubem a fé. A ação de Deus não depende do nosso estado de humor. Nesses momentos que devemos lutar para fazer as coisas que antes eram tão simples e agora custam. Deus enxerga o seu esforço. Deus não desiste nunca de nós.

Então hoje nós queremos pedir ao Senhor que Ele nos ensine a viver a nossa escuridão como Maria, meditando a Palavra de Deus. Quer noite mais escura do que a que Maria passou, quando Jesus foi preso, condenado injustamente, arrastado pelas ruas da sua cidade.

Na Cruz, essa sim foi noite escura. Como estaria a alma de Maria? No entanto ela permaneceu junto à Cruz de Jesus em pé. Renovando a nossa consagração diária, com Maria, vamos atravessar a nossa noite escura sem negar o nosso sim a Deus.

Escrito por
Frei Gilson
Frei Gilson Miguel Nunes

Sacerdote, religioso da Ordem dos Frades Menores Conventuais, da província São Francisco de Assis do Brasil. É mestre em teologia pela PUC PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Gilson Miguel Nunes, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.