A Santa Missa

Deus nunca nos abandona

Na Celebração da Palavra desta quinta-feira (16), Frei Pacífico medita sobre seguirmos o plano de Deus para nossa vida

Escrito por Espiritualidade

16 FEV 2023 - 11H12

O Frei Pacífico, OFM Conv. em sua Celebração da Palavra hoje no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gn 9,1-13) e o Evangelho (Mc 8,27-33).

Em sua reflexão, Frei Pacífico destaca que a liturgia de hoje nos convida a meditar sobre a aliança que Deus fez com Seu povo. Essa contrato, mesmo que nós quebremos, diversas vezes, Deus é firme e nunca nos abandona.

A Primeira Leitura nos lembra a aliança que Deus fez com Noé e o salmo responsorial recorda que essa aliança nos coloca diretamente em intimidade com o Senhor.

A oração do justo jamais deixa de chegar aos ouvidos de Deus. Ele sempre escuta nossas orações, nossas súplicas e nossas preces. A grande beleza disso, nós vemos nessa nova e eterna aliança em Jesus, que vai nos mostrar o que acontecerá com Ele.

Não mais com o sinal da nuvem como foi com Noé, ou a partir de sacrifícios com animais oferecidos, como foi com Moisés. Essa nova e eterna aliança será firmada pelo próprio sangue de Jesus.

Hoje o Evangelho se torna curioso, porque em um primeiro momento Jesus acolhe a percepção de Pedro, que Ele é o Messias. Depois Jesus vai repreender os discípulos porque ainda não era o momento de falar sobre isso a todos.

Em um segundo momento Jesus repreende Pedro e o chama de Satanás, o mesmo Pedro, que Ele escolheu para iniciar a sua Igreja. Satanás o acusador ou aquele que vive a partir do plano dos homens, da humanidade e não a partir do plano de Deus. A pergunta que deve ficar em nosso coração é: na condução da nossa vida, quais os planos que seguimos, os planos de Deus, que Ele coloca no nosso coração; ou os nossos próprios desejos, vontades e intuições?

Essa pergunta devem ser motivo da nossa reflexão de hoje. Nós que estamos acompanhando de alguma forma essa celebração, e já fizemos a nossa experiência de reconhecer Jesus como messias, salvador e filho bendito da Virgem Maria, no entanto, ao longo da vida, podemos nos desgastar, nos esfriar e por consequência, passamos a viver segundo os nossos próprios planos, vontades e deixamos o projeto de Deus de lado.

Vamos reavivar esta aliança com Deus, que nunca deixa de cumprir a Sua a parte. Cabe a nós escolhermos viver segundo ao projeto de Deus, porque essa é a única certeza que temos: Deus nunca nos abandona!

Vamos trazer de volta ao nosso coração o que é essencial. Seguir os caminhos que Jesus no indica, a exemplo da Virgem Maria, que foi sempre dócil a vontade de Deus, mesmo que os desejos de Deus compliquem a vida, Ele tem um motivo e um fim ao permitir que algumas coisas aconteçam e até nos atrapalham.

Os planos de Deus na nossa vida são infinitamente maiores que os nossos planos.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.