Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 12 MAI 2020 - 12H39

Sentir uma serenidade que o noticiário deste mundo não dá

A paz de Jesus capacita-nos a passar por qualquer situação. Frei Sebastião nos chama a acolher essa paz e ensina passo a passo como se chegar à serenidade de coração

G. Piotto
G. Piotto


"Vamos meditar nessa paz, que é a presença de Jesus em nós". Esse foi o chamado de Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., guardião do carisma da Milícia da Imaculada, aos fiéis, durante a Santa Missa, deste dia 12 de maio, véspera da festa de Nossa Senhora de Fátima, realizada no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo - SP.

Nesta Terça-feira da Quinta Semana da Páscoa, neste mês dedicado a Nossa Senhora, o sacerdote ofereceu todos os trabalhos da Milícia da Imaculada a Jesus, e pediu que Ele proteja o Seu povo, libertando-o da pandemia do novo coronavírus: "Vamos colocar aqui no altar, que é o centro da nossa vida, nessa Eucaristia, a nossa vida, esse novo dia, toda a nossa programação, que seja acolhida por Jesus, pelas mãos de Nossa Senhora. Vamos rezar por todos os doentes e pedir a Deus que proteja o seu povo libertando-o dessa epidemia".

Ele explicou que temos de entrar na lógica cristã para acolher Jesus e receber a Sua paz para não ver os acontecimentos apenas como castigo de Deus. "Com a paz de Cristo, nós enxergamos diferente, e podemos ver luz através de tudo isto. E, sobretudo, sentir no coração uma serenidade que o noticiário deste mundo não dá não. Mas, se você embarca na mensagem dessas notícias, você cai numa depressão. Se você vir tudo isso com essa paz de Cristo, com essa lógica de Cristo, você vai ter luz. Você sabe que a coisa existe, mas você enfrenta diferente, como um vitorioso já. E você não vai se deixar abater por isso, por nada".

“Esta paz é ligada à pessoa de Jesus, e se Jesus está com você, você sente isso. Estou falando aqui do altar, mas eu também sou como você, mas eu sinto como é importante ouvir essas palavras de Jesus; acostumar os olhos, os ouvidos, a compreensão, a fantasia, se elevar a esse nível de luz e compreensão. Assim, parece que me sinto melhor; não tem espaço para o desespero, mas a esperança começa a se encaminhar; mesmo com a mesma dificuldade, mas se enxerga melhor.” Frei Sebastião Benito Quaglio

Confira a celebração completa aqui, a partir dos 27 minutos, a contar do início do vídeo. Acompanhe aqui as leituras bíblicas da Liturgia da Palavra.

A seguir, a homilia em áudio e texto para que sinta a Palavra do Senhor que falará mais alto em seu coração e possa voltar a ela quantas vezes quiser neste dia: 

Homilia

Realmente a Palavra de Deus nos desafia. Desinstala-nos muito da nossa maneira de pensar e de ver. Vamos ver a Primeira Leitura, é muito importante, tem um particular. Estão aí os dois, Barnabé e Paulo, evangelizando. Veem-se as consequências, a rejeição, a acolhida etc. O que queria chamar à atenção é sobre a volta deles à comunidade de Jerusalém, em que eles narram tudo aquilo que aconteceu com eles. Esta narração é muito importante, é uma celebração da dinâmica da fé, do apostolado, da ação de Deus. É importante isso. Eu, muitas vezes, ouço os depoimentos na rádio, testemunhos. Isso faz parte da celebração da vida de fé. É muito importante o testemunho, o relatório: é uma celebração da vida e da dinâmica da fé. É um gesto de ação de graças e um estímulo para a comunidade se sentir empolgada para ir em frente.
O Evangelho de hoje fala de paz. Jesus fala da paz antes da morte e, depois, por duas vezes na ressurreição. Nós temos que ver a paz ligada à pessoa de Jesus. Portanto, a dimensão desta paz é a dimensão dele. No fundo, o que é paz? Ausência de sofrimento, de cruzes? A paz é a fuga disso? Não! A paz é uma maneira diferente de encarar tudo isso, de encará-las com o jeito de Jesus. É um discurso não muito lógico para nós, que somos mais desejosos de afastar as dificuldades, sobretudo a dor. Jesus não. Jesus acolhe tudo, até a própria cruz, mas dá uma dimensão diferente a ela, é uma dimensão de doação de um amor que caminha para a ressurreição. Mostrar a vida do homem não tendo como meta final o calvário, mas a ressurreição. É um jeito de encarar a vida com fé, amor e esperança.
Sim, meus irmãos, é uma linguagem cristã que, à luz do Espírito, a gente entende. Jesus mostra essa paz e inclusive Ele alerta: existe o dono deste mundo. E quem é esse dono, minha gente? Ele mostra a força do mal, representada pelo príncipe deste mundo. Jesus fala isso: “Eu sou mais forte do que ele”. Entenderam? Portanto, em Cristo, temos a certeza da vitória. Em Cristo, é que nós vamos vencer. Temos que enfrentar situações desagradáveis, mas nós vamos com a postura de Cristo. Então, tudo isso se torna mais fácil, dá um sentido a tudo. Por que nós, agora, estamos passando por toda esta situação?
Olha, meus irmãos, também, aqui, a paz de Cristo tem de nos acompanhar. Se não for assim, a gente tem aquela visão de tragédia, de castigo de Deus. Com a paz de Cristo, nós enxergamos diferente, e podemos ver luz através de tudo isto. E, sobretudo, sentir no coração uma serenidade que o noticiário deste mundo não dá não. Mas, se você embarca na mensagem dessas notícias, você cai numa depressão. Se você vir tudo isso com essa paz de Cristo, com essa lógica de Cristo, você vai ter luz. Você sabe que a coisa existe, mas você enfrenta diferente, como um vitorioso já. E você não vai se deixar abater por isso, por nada.
Esta paz é ligada à pessoa de Jesus, e se Jesus está com você, você sente isso. Estou falando aqui do altar, mas eu também sou como você, mas eu sinto como é importante ouvir essas palavras de Jesus; acostumar os olhos, os ouvidos, a compreensão, a fantasia, se elevar a esse nível de luz e compreensão. Assim, parece que me sinto melhor; não tem espaço para o desespero, mas a esperança começa a se encaminhar; mesmo com a mesma dificuldade, mas se enxerga melhor. Eu sei o significado da cruz com Jesus. Não é o fracasso, mas é a preparação da vitória. Força, meus irmãos! Vamos celebrar a nossa vida, lembrando as maravilhas de Deus operadas em nós, e vamos com Jesus para a frente. Ele está conosco e Ele vai nos levar à vitória e a enxergar tudo com os olhos dele. Esta é a paz que Ele nos dá e que viemos buscar. Amém! Coloquemos a nossa vida na Eucaristia para que ela se identifique com a vida de Jesus.

Após a comunhão, o frade rezou com os fiéis e conclui assim: "Vamos olhar sempre para Jesus e senti-lo presente na nossa vida. Pensemos nas palavras de Jesus, hoje: “Que o vosso coração não se perturbe. Não tenha medo. Vos dou a minha paz”. Não como o mundo a dá, mas do jeito dele, que é a verdadeira paz que nos leva, com firmeza, a enfrentar as situações com amor, com a certeza da vitória. Em Cristo, sempre seremos vitoriosos e a proteção de Nossa Senhora vai tornar cada vez mais seguro e sereno o nosso caminho".

Orações após a comunhão

Irmãos, vamos meditar hoje sobre esta paz, que é a presença de Jesus em nós, é o jeito de ver e enxergar a vida com os olhos de Jesus; e vamos sentir os frutos dessa paz e a serenidade interior, que é a luz, que é a esperança, e a força, para lutarmos, encarnando, em todas as situações, a solidariedade, o amor, curando as feridas, sobretudo, do desânimo das pessoas, mostrando a todas, a todos, o caminho de Jesus, o jeito de Jesus. A Eucaristia é esse grande momento em que Jesus fala: “Façam isso em memória de mim”. Mas Ele está junto com a gente, para sabermos viver do jeito dele. Pedimos a Nossa Senhora que nos ajude e nos proteja. Por isso, vamos juntos, renovar a Ela a nossa inteira entrega, a nossa consagração:
(Oração de consagração, Ave-Maria e bênção final)
Pela intercessão da Virgem Imaculada, nossa mãe, desça sobre vocês a luz, a sabedoria, a força de Deus. Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
Vamos viver a paz e se sentir, portanto, a presença dele e de Nossa Senhora. Será um dia abençoado, maravilhoso.
Salve Maria Imaculada!
Salve Maria Imaculada!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado! (Christus Vincit e Regina Coeli). Vamos olhar sempre para Jesus e senti-lo presente na nossa vida. Nas palavras de Jesus, hoje: “Que o vosso coração não se perturbe. Não tenha medo. Vos dou a minha paz”. Não como o mundo a dá, mas do jeito dele, que é a verdadeira paz que nos leva, com firmeza, a enfrentar as situações com amor, com a certeza da vitória. Em Cristo, sempre seremos vitoriosos e a proteção de Nossa Senhora vai tornar cada vez mais seguro e sereno o nosso caminho.
Um dia maravilhoso para todos!
A Santa Missa é rezada diariamente no Santuário da MI pelas intenções da Igreja, do Papa e, de modo particular, pelos colaboradores que mantêm a evangelização - por meio das Rádio e TV Imaculada; revistas O Mílite, Pequeno Mílite e Jovem Mílite, pelo Portal da MI, pelo aplicativo Milícia da Imaculada e pelas redes sociais da MI - protagonizada pela Milícia da Imaculada.

De segunda-feira a sábado, têm início a partir das 8h15 e às 20h. Aos domingos, às 7h, 10h30 e 18h, acessíveis pelo aplicativo da MI, Facebook e Youtube do Santuário e pelas emissoras de rádio (1490 AM, na Grande São Paulo; 107,1 FM, em Atibaia - SP, 97,3 FM, em Maceió - AL e 580 AM, em Campo Grande - MS). 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.