A Santa Missa

Somos chamados à graça de Deus

O Frei Alexandre em sua homilia de hoje, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe, comentou a Primeira Leitura (At 16,11-15) e o Evangelho (Jo 15,26b.26-16-4a).

Escrito por Marta Romero

15 MAI 2023 - 11H00 (Atualizada em 15 MAI 2023 - 11H15)

Homilia do Frei Alexandre Domiciano, OFMConv.

Na liturgia de hoje Jesus está preparando os seus discípulos para a Sua partida para junto do Pai. Essa preparação visa encorajar os seus seguidores. Se pudéssemos resumir em duas palavras esse trecho seriam: coragem e fé. Exatamente significa que cada um deles deveria dar continuidade ao projeto de Deus, para não deixar perecer tudo o que próprio Jesus anunciou a eles. Por isso o próprio Jesus diz: “Vou ficar mais um pouco convosco, mas logo em outro tempo, não estarei mais”, lembrando que Ele vai para junto do Pai, mas não vai deixar os discípulos sós e desamparados, porque Ele enviará o defensor, o Espírito Santo, que vai dar força, coragem para o povo testemunhar Cristo Jesus. Exatamente isso está acontecendo na primeira leitura, onde Paulo, junto com os demais discípulos, começam a passar de povoados em povoados, de cidades em cidades, ou seja a Palavra de Deus não ficou parada e não pereceu, ela continuou a ser anunciada. “Ide por todo mundo e anunciai a Palavra do Evangelho a todos!” Nenhum povo poderia ficar sem essa Palavra. Exatamente isso que Paulo está fazendo, quando encontra um grupo de mulheres que estavam agradecendo a Deus, Paulo para e conversa com elas, explicando como é projeto de Jesus Cristo. Na liturgia de hoje vemos uma pessoa muito especial chamada Lídia, que acredita com fé piamente nas palavras de Paulo e coloca a sua vida no projeto de Deus. Ela abre o seu coração e deixa o Espírito Santo mudar a sua vida. Exatamente aqui, já no Evangelho de hoje, Jesus nos alerta que dificuldades teremos, mas mesmo se essa dificuldade for grande, que isso não nos faça desistir. Temos que colocar a fé em prática, meditar a Palavra de Deus e deixar que o Espírito Santo conduza a nossa vida. Somos chamados a estar abertos à graça de Deus, porque quando estamos abertos à graça de Deus o próprio Espírito Santo nos conduz pelos caminhos de Deus, levando ao amor e a esperança a todos os irmãos. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! Amém.  

Acompanhe na íntegra:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.