O missionário Louis Marie (mipk) presidiu hoje a Celebração da Palavra, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Ag 1,15b-2,9) e o Evangelho de hoje (Lc 9,18-22).
Em sua homília, o missionário destaca que o profeta Ageu apresenta palavras de fortalecimento para os líderes e para o próprio povo, relembrando a aliança que Deus fez com eles, por meio de Abração, Moises e Davi. Essa aliança que Deus estabeleceu não acabou, Ele quer renová-la mas para isso acontecer o povo precisa deixar os pecados e se santificar.
Deus quer transformar as nossas vidas. Quando Ageu diz ao povo para reconstruir o templo, o profeta quer dizer não só o templo de pedras, mas as casas das pessoas.
O templo somos nós, onde Deus quer se manifestar, realizar a sua ação de salvação na nossa vida e no nosso coração. Ele quer transformar dentro de nós aquilo que nos prendia.
Hoje, Jesus faz a pergunta aos discípulos “E vós, quem dizeis que eu sou?'” E Pedro, pela ação do Espírito Santo, vai dizer, “O Cristo de Deus”.
O Evangelho nos traz ainda dois ensinamentos: o primeiro é que para reconhecer quem é Jesus nós precisamos do Espírito Santo. É ele que nos revela quem é o Cristo.
O segundo é a pergunta que o Senhor fez aos discípulos. Muitas vezes aquilo que nos falamos de Jesus são as experiências dos outros, e enquanto nós ficamos nisso significa que ainda não fizemos o encontro com Ele.
Precisamos falar sobre Jesus a partir do nosso encontro com Ele. O Papa Bento XVI diz que encontrar com Deus não é se encontrar com uma ideia, com uma história, mas sim com uma pessoa.
Peçamos a Maria, Nossa Mãe, que nos ajude a nos dispormos e nos colocarmos a cada dia para ir ao encontro de Jesus, e sobre tudo abrir o nosso coração para o Espirito Santo e permitir que as nossas vidas são templo do Espirito Santo.
Transcrição Maria Paula Maximo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.