Por Espiritualidade Em Nossa Senhora

A Sabedoria criadora

Vamos refletir um texto do Livro dos Provérbios (8, 22-31), cujo título é A Sabedoria criadora: Neste texto buscamos interpretar o que o autor sagrado escreve referindo-se a Deus Criador em vista de seu Filho Jesus Cristo por quem o Senhor criou toda




Por Irmã Lina Boff, professora emérita PUC – Rio

A Sabedoria é Jesus, e sua Mãe, Maria de Nazaré, é a criação divina que prepara a vinda de Jesus no meio de nós. Este tipo de escrita se chama “paráfrase”, isto é, escrever sem alterar as ideias originais do texto. Atribuímos a Maria as palavras desta perícope.

O Senhor me criou, primeiro fruto de sua obra, de seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui pensada, desde o princípio, antes da origem da terra. Quando os abismos não existiam eu fui gerada, quando não existiam, os mananciais das águas, antes das colinas, eu fui gerada. Ele ainda não havia feito a terra e a erva, nem os primeiros elementos do mundo. Quando firmava os céus, lá eu estava, quando traçava a abóboda sobre a qual repousa a face da terra, quando punha um limite ao mar: e as águas não ultrapassavam o seu mandamento, e quando assentava os fundamentos da terra. Eu estava lá com Ele como criança querida, eu era o seu encanto todos os dias, todo o tempo brincava em sua presença: brincava na superfície da terra, e me alegrava de estar com cada pessoa da humanidade inteira (cf. Pr 8).

O que nos ensina este texto do Livro dos Provérbios? Primeiro, fala do lugar que Maria, a Mãe da Sabedoria que é Jesus, ocupava na criação primeira plasmada por Deus. Segundo, nos ensina a cultuá-la com estas lindas palavras atribuídas a Jesus que esteve presente na Criação do Pai. Terceiro, antes da Reforma Litúrgica do Vaticano II, esta leitura era feita no dia da festa de Nossa Senhora da Conceição em 8 de dezembro, para fazer uma ode, isto é, um canto de caráter lírico que se destina a ser cantado para uma figura ou uma pessoa que merece as bênçãos divinas pela missão que desempenha na História da Salvação. Maria foi e é esta pessoa criada como primícia do Pai Criador.

Maria se encontra personificada na Sabedoria criadora como aquela que nos trouxe o Salvador. Santa, a Imaculada, teceu sua santidade brincando com o Criador na mesma expectativa que apontava para a vinda do Cristo da Fé para o resgate de toda a Humanidade. Este recurso literário nos leva a escutar as palavras que Maria tem a nos dizer: Portanto, minhas filhas e meus filhos, escutai-me, tornai-vos sábias e sábios para serdes felizes na terra em vista do Banquete Pascal do Reino que nos está preparado desde toda a eternidade! ... E Maria brincava com o Criador!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.