Por Frei Diogo Luís Fuitem Em Santos

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

O catecismo da Igreja Católica afirma que “a existência dos anjos é verdade de fé, pois o testemunho da Escritura é tão claro, como é unanimidade da Tradição” (CIC 328)

Divulgação
Divulgação


Na realidade, o termo anjos provém do grego e significa mensageiros e, assim sendo, como Santo Agostinho lembra, a palavra descreve o que eles fazem e não o que são. O Evangelho nos socorre, pois, nas próprias palavras de Jesus: “Contemplam continuamente a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10). São criaturas espirituais, não corporais. Têm a missão de serem servidores e mensageiros de Deus, inclusive junto de nós, daí o nome de anjos custódios ou da guarda. No entanto, alguns desses seres celestiais estão em um grau mais elevado e são chamados de “arcanjos”. O prefixo da palavra indica que são os mensageiros principais de Deus. E três são destacados no culto cristão: Miguel, Gabriel e Rafael. Eles eram celebrados em datas diferentes e distintas no ano litúrgico, mas foram unidos em uma única celebração, que ocorre em 29 de setembro. Vejamos cada um deles.

São Miguel na língua hebraica significa “Quem é como Deus?”. Esse arcanjo aparece no livro de Daniel como guardião e protetor do povo eleito (Dn 10,13;12,1). No Apocalipse é aquele que luta contra o dragão e seus companheiros que se insurgiram contra Deus (Ap 12,7-9). Preside, assim, o exército que defende o interesse de Deus e da Igreja.

São Gabriel tem o nome que significa “Força de Deus”. Mesmo que esteja presente já no Antigo Testamento, é no Novo Testamento que tem a missão de anunciar o nascimento de João Batista (Lc 1, 11-20) e, sobretudo, é aquele que tem a missão de anunciar à jovem Maria de Nazaré a boa notícia de que Ela foi escolhida para ser a Mãe do Salvador (Lc 1,26-38).

São Rafael recorda que “Deus cura”. É especialmente lembrado no livro de Tobias, onde se dá a conhecer como anjo (Tb 12,15) que convida a celebrar a Deus por ter acompanhado Tobias e ter providenciado a cura na visão de Tobit, pai de Tobias (Tb 11). Não resta dúvida de que eles estão vinculados à história da Salvação e a momentos especiais, pois são encarregados de transmitir mensagens importantes, de realizar ações em favor da soberania de Deus e de agir em benefício de Seu povo.

Neste tempo de pandemia, peçamos a Deus que possamos ser assistidos pelos arcanjos divinos: que eles nos ajudem a vencer as forças do mal físico e espiritual que tanto nos afligem nestes tempos de provação!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Diogo Luís Fuitem , em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.