Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 29 ABR 2020 - 17H00

Vida: uma caminhada para a eternidade

"Sintam-se escolhidos e chamados a viver com Deus. Descubram, na própria vida, uma caminhada para a vida eterna", convidou Frei Sebastião na Santa Missa. Confira a homilia e as orações finais na íntegra





Frei Sebastião convida fiéis a encarar a vida como uma caminhada para a vida eterna, durante a Santa Missa desta Quarta-feira da Terceira Semana da Páscoa, 29 de abril, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, na sede da MI, em São Bernardo do Campo - SP. Ele recordou a memória de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja, e ofereceu a celebração em louvor a ela também.

O frade recordou a missão da Milícia da Imaculada de conquistar os corações a Jesus, por meio da conscientização de quem é Jesus e qual a mensagem que Ele deixou ao mundo a partir de Sua vida, morte de cruz e ressurreição: "Temos um grande trabalho a fazer: ajudar as pessoas porque nem todas conseguem entender o projeto de Deus, nem todas entendem o sentido da vida, de onde vieram e para onde vão. Jesus veio para explicar isso e mostrar isso ao mundo, e não somente com palavras, mas com a própria vida. A cruz fala muito forte. Não é só o momento de uma execução, mas é uma deliberação tomada pelo próprio Verbo Eterno de falar à humanidade sobre Seu amor. Deus precisa ser conhecido, mas necessita de pessoas que o façam".

Acompanhe a seguir, em áudio, a proclamação do Evangelho de hoje (Jo 6,35-40) e a homilia. A edição é de Paulo Cardoso, da Rádio Imaculada:

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 29 04 2020

Após a homilia, preparando o ofertório, o frade convidou os fiéis a oferecer com ele, suas vidas a Jesus, afirmando que ali, pelo mistério de Sua paixão, morte e ressurreição, o Cristo assume suas vidas, por meio da consagração do pão e do vinho, e acrescentou: “Cada um coloque a sua intenção, a sua realidade, e vamos, em oração, pedindo a Deus que ponha fim à esta epidemia e abra os caminhos da coragem e da esperança”.

Leia MaisPapa: o caminho das Bem-aventuranças nos leva a ser de Cristo e não do mundoO que é a Providência?

Após a comunhão, Frei Sebastião suplicou a Jesus que cuide da humanidade, nesse momento de fragilidade em que tantos estão morrendo em maior número do que se fora uma guerra. Ao final da celebração, concedeu a bênção final e convidou os fiéis a se confiarem inteiramente a Jesus e a Nossa Senhora, para que Cristo reine para sempre em seus corações e a Rainha do Céu os proteja sempre.

Chamou-os ainda à adoração a Jesus, no Santíssimo Sacramento, e invocou a intercessão dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, de São Maximiliano Kolbe, São Francisco, Santo Antônio e São Padre Pio.

Milícia da Imaculada · Oração após a comunhão 29 04 2020


Confira, a seguir, na íntegra, a homilia e as orações finais:

Homilia

Sempre estamos sendo guiados pelo Evangelho de São João, que coloca Cristo em primeiro plano, como aquele que o Pai enviou para nos salvar, a partir de um grande amor que Ele tem por nós, criaturas. É sempre bom pensar nisso, porque nenhuma criatura do mundo está nesta terra por acaso e é esquecida. Eu não sei como é que Deus age na vida de cada um, mas cada um tem uma história pessoal, que somente é escrita por ele e por Deus. Importante é saber ler essa história e nunca nos sentirmos isolados e esquecidos, porque esse é um grande perigo.
Agora temos um grande trabalho a fazer: ajudar as pessoas porque nem todas conseguem entender este projeto de Deus, nem todas entendem o sentido da vida, de onde vieram e para onde vão. Jesus veio para explicar isso e mostrar isso ao mundo, e não somente com palavras, mas com a própria vida. A cruz fala muito forte. Não é só o momento de uma execução, mas é uma deliberação tomada pelo próprio Verbo Eterno de falar à humanidade: Deus precisa ser conhecido, mas necessita de pessoas que o façam.
Por isso, vemos, no começo da história da Igreja, um momento de muita alegria e muita comunhão, muita solidariedade e temos momentos de dispersão, momentos difíceis, mas a gente nota, nesses momentos difíceis, como a primeira leitura fala, que não termina este entusiasmo, esse amor apostólico, esta necessidade de chegar cada vez mais às pessoas identificando-as como filhas do próprio Pai que tem para cada ser humano, em Jesus Cristo, esse projeto de salvar.
Eu gostaria dizer a todos, então: se sintam escolhidos, escolhidas, chamados, chamadas para viver com Deus. Descubra, na própria vida, uma caminhada para a vida eterna.
O ressuscitar, no último dia, não significa o último dia da existência no universo, mas o último dia da vida terrena. É a partir daí que a pessoa já nasce para uma vida nova, como Jesus diria: o grão de trigo morre para brotar. E é importante sentir que Deus se preocupa com a gente. Jesus Cristo anda conosco e nunca estamos sós. Temos momentos, agora, difíceis de vida. Ninguém de nós sabe o que vai acontecer, mas se a gente perde essa confiança em Deus nós entramos numa espécie de pânico.
Se a gente aceita Deus que nos conduz, nós vamos ver uma Luz que nos ilumina e dá sentido àquilo que nós fazemos e, sobretudo, nos dá mais proteção, serenidade, coragem e amparo.
Você sabe que, perante um acontecimento, tem gente que entra em pânico e tem quem fique firme e forte, porque vê diferente, lê diferente. Então, temos que ler com a fé, ler com a esperança, ler com amor. Então, todos esses desafios serão superados, serão vencidos, e tudo isso se chama Jesus conosco. Amém.

Oração após a comunhão:

Cada um de nós sinta a presença de Jesus na sua vida e quem puder, neste momento, olhar para o sacrário, para a imagem de Nossa Senhora, sinta a presença verdadeira de Jesus em sua vida, em seu pensamento, em sua palavra, em sua ação.
Jesus, estamos aqui. Sabemos que Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida. Sem você, nada podemos fazer. Tu és tudo, Jesus, tudo.
Jesus, você está no centro do universo. O Pai tudo realizou através de Você e quis nos salvar através de Você, Jesus. E você veio ao mundo para obedecer a esse infinito amor do Pai, que nos quer todos felizes e nos quer juntos para sempre na vida eterna.
Jesus, dai-nos o Espírito Santo como destes aos apóstolos como dom que Você deu no dia da Ressurreição, com a missão de perdoar os pecados e evangelizar.
Dai-nos o Espírito Santo, Jesus, para que Ele ilumine a nossa vida, possa, através dos nossos sentidos, enxergar e entender e, através da nossa vida, responder ao amor que está dentro de nós.
E ajudai, Jesus, a todos aqueles que, nestes momentos, estão sendo atingidos pela epidemia, estão sofrendo.
Dai a eles paz interior e a força se curar para voltar a viver e lutar com amor e com fé, e afastai, Jesus, por favor, o quanto antes, de nós todos, esse flagelo e que possamos entender como é frágil a nossa vida, como somos nada sem você, Jesus.
Dai-nos, portando, esta consciência e nos faça correr a Ti como criança que precisa, necessita, de tudo.
Virgem Santa, Mãe de Jesus e Nossa, ajudai-nos a caminhar com Jesus, com força, com alegria. Afastai de nós este inimigo que está derrubando tanta gente no mundo. Nem as guerras fizeram tantas vítimas, como esse vírus, em tão pouco tempo. Te pedimos, ó Virgem Santa, Rainha da Paz, interceda por nós para que isso termine logo e guiai a nossa vida pelo caminho certo, o caminho da fidelidade, do amor e do abandono em Deus. Por isso, colocamos as nossas vidas nas tuas mãos. (rezou Virgem-Imaculada e Ave-Maria)
Jesus fica exposto com a Sua e nossa Mãe. Ele está conosco. Vamos confiar nele, vamos nos confiar a Ela e seremos todos salvos e poupados.
Jesus, abençoai e protegei todos aqueles que olham para você te amando e te adorando.
Virgem Santa, abençoai e protegei todos aqueles que te invocam como Mãe. Abençoai a todos nós, Jesus (concedeu a bênção, cantou Christus Vincit e o Regina Coeli).
Com Jesus e Maria, vamos viver esse dia. E que o Santo Anjo do Senhor nos proteja sempre. São Miguel Arcanjo nos defenda com sua espada, nos proteja com as suas asas e nos oriente com a sua luz. São Gabriel Arcanjo, a força de Deus, nos dê a força física, mental e espiritual. São Rafael, Deus cura, nos dê a saúde física, mental e espiritual.
Glória ao Pai, ao filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
São Miguel, Gabriel e Rafael, protegei-nos hoje e sempre.
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém.
São Francisco, Santo Antônio, São Maximiliano Kolbe e São Padre Pio, protegei-nos sempre. Amém.
Glória ao Pai, ao filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Para assistir a celebração, confira aqui, a partir dos 50 minutos iniciais.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.