Por Túlia Savela Em Homilia do dia Atualizada em 29 ABR 2020 - 17H01

O que é a Providência?

Padre Cássio de Oliveira nos indica como encarar a Providência Divina e como contribuir para sua ação em nossa vida. Confira a Homilia do Dia, pela TV Imaculada Conceição, com vídeo e texto na íntegra




Padre Cássio de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Campo Grande - MS, celebra a Santa Missa na TV Imaculada, na mesma cidade, e afirma que a Providência Divina não age por si só, mas necessita de nossa contribuição.

"Isso é Providência: não deixar só para Deus agir, mas aprender, nas histórias, nas nossas histórias, nas nossas dificuldades, que Deus caminha conosco. E, depois, o Evangelho de hoje (Jo 6,35-40), nos mostra uma grande prova de que Cristo quer estar conosco. Ele não nos rejeita. Ele fala que quem vem até Ele não será afastado", ensina Padre Cássio, na manhã desta Quarta-feira da Terceira Semana da Páscoa, 26 de abril de 2020.

Leia MaisPapa: o caminho das Bem-aventuranças nos leva a ser de Cristo e não do mundoVida: uma caminhada para a eternidade


Confira a Homilia do Dia, com a TV Imaculada, abaixo, em vídeo. Logo na sequência, você encontra por escrito, na íntegra, a mesma reflexão:

A Homilia do Dia é reapresentada aos telespectadores da TV Imaculada, no horário local, de segunda a sexta-feira às 13h30 e 18h45, e, aos sábados às 13h30. Esses horários correspondem, respectivamente, às 14h30, 19h45 e 14h30, no horário de Brasília. 

Confira a homilia na íntegra:

A palavra que vai nos orientar nesta homilia é a palavra "Providência", porque é próprio de Deus agir de uma maneira misteriosa, apesar de todas as dificuldades que a gente tem passado nesses últimos dias, nesses últimos tempos. Precisamos aprender com a providência divina, ou seja, apreender, tirar das situações de morte, os sinais da vida.
A primeira leitura nos diz assim que, depois da morte de Estêvão, as pessoas observaram um grande luto; depois da perseguição e morte de Estêvão; depois da perseguição de Saulo; é que a igreja começou a se expandir, ou seja, das situações de dificuldade, de extremo perigo, a Igreja foi crescendo. E como é grande essa riqueza: aprender, nesses tempos difíceis, o valor da vida. Deus não nos abandona, nós já dissemos isso várias vezes. É próprio de Deus não nos abandonar. Apesar de todos os pesares, Ele está conosco, Ele está no meio de nós, Ele caminha conosco.
No domingo passado, nós ouvimos a mensagem dos discípulos, em Emaús, que reconheceram Jesus ao partir do pão, mas eles fizeram isso antes, quando estavam caminhando com Jesus. E Jesus caminha conosco também. Portanto, é preciso unir os nossos esforços pessoais com o amor de Cristo. Isso é Providência: não deixar só para Deus agir, mas aprender, nas histórias, nas nossas histórias, nas nossas dificuldades, que Deus caminha conosco. E, depois, o Evangelho nos mostra uma grande prova de que Cristo quer estar conosco. Ele não nos rejeita. Ele fala que quem vem até Ele não será afastado.
Olha que grande confiança nós somos chamados a ter em Jesus. Aproximar-se dele na certeza de que Ele nos dá a Sua vida. O amor de Cristo é tão grande, tão profundo, que Ele não se contém. Ele quer conceder esse amor a nós. Por isso que nós comungamos da Palavra e da Eucaristia, porque Ele quer dar para nós essa vida, Ele quer agir com a Sua Providência. É pensar assim: enquanto eu caminho, à minha frente, está Jesus caminhando. Esse é o sentido da Providência. Nesses tempos tão difíceis e dolorosos, aprender os sinais do Espírito Santo e outra coisa:o amor tem direito de amar. Mesmo após a morte, o amor nos ama. Por isso que Jesus fala: quem vem até Ele, quem vê o Filho vê o Pai, e todo aquele que crê no Filho tem a vida eterna e será ressuscitado no último dia.
Vejam bem: até nisso, até na morte, o amor ama; ele tem o direito de amar, porque é próprio de Deus agir assim. Ele é o nosso providentíssimo Pai e, como providentíssimo Pai, Ele não nos deixa no caminho da morte, mas nos coloca sempre no caminho da vida. Foi assim com os apóstolos que foram perseguidos, foi assim com os santos, os demais Santos, e é assim conosco. Não vai ser diferente. Basta colocar a nossa confiança em Deus Pai. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Homilia do dia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.