O Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv. presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Ap 14,14-19) e o Evangelho de hoje (Lc 21,5-11).
Em sua homília, Frei Sebastião destaca que depois de uma leitura dessa, podemos nos sentir um pouco oprimidos. Porém, vamos lembrar que estamos no final do ano litúrgico.
A liturgia nos leva a olhar um pouco para frente e não ficarmos encantados com as coisas desse mundo de uma forma permanente. Nada é permanente. Temos que procurar o essencial para a nossa vida, pois as coisas do mundo vão passar.
O caminho da nossa existência é para a vida eterna. Cristo quer nos dar essa certeza: “Vinde a mim vocês que estão cansados eu vos aliviarei!”. Jesus nos chama atenção para olhar para Ele.
Se estivermos com o Filho de Deus o fim do mundo não vai existir, pois o sentido da nossa vida terrena é a vida eterna. Jesus nos mostra que devemos acolher a presença de Dele na nossa vida, presença que nos dá força e coragem, por isso não podemos ter medo.
Vamos viver pela fé e a nossa está em Jesus. Ao recebê-lo na eucaristia temos que ter certeza que estamos com Ele no barco da nossa vida. Cristo é a única chave, é a reposta de tudo quanto nós procuramos. Se aceitamos Cristo como a mártir de hoje, Santa Cecília que testemunhou a sua fé, mesmo sendo condenada ao martírio, seremos felizes.
Nossa lógica humana não consegue alcançar a de Deus, mas mesmo assim temos que nos entregar. O Papa nos fala do amor de Deus que é ternura. O fio da nossa existência pertence ao Senhor.
Entrando em sintonia e com essa certeza, sabemos que Jesus nunca vai nos abandonar. O itinerário da nossa vida será bem sucedido, não será uma tragédia, mas uma vitória. Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a identificar Jesus Cristo na nossa vida.
Transcrição Marta Romero
Meditações da Quarta Semana da Quaresma – Retiro Quaresmal 2026
Nesta quarta semana, a Quaresma nos conduz ao mistério da luz que vence as trevas. À medida que avançamos no caminho quaresmal, somos convidados a reconhecer as cegueiras que ainda existem em nossa vida e a permitir que Cristo ilumine nosso olhar.
Meditações da Terceira Semana da Quaresma – Retiro Quaresmal 2026
Nesta terceira semana, a liturgia aprofunda o chamado à conversão. A Quaresma não é apenas um tempo de reflexão interior, mas um convite concreto a transformar a vida, abandonando aquilo que impede o crescimento espiritual e abrindo espaço para a ação de Deus.
Meditações da Segunda Semana da Quaresma – Retiro Quaresmal 2026
Nesta segunda semana, somos conduzidos ao alto da montanha para aprender a escutar o Filho amado, deixando que sua luz ilumine nossas sombras e fortaleça nosso caminho até a Páscoa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.