Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 16H51

Abertura ao novo

"Os fracos se vestiram de vigor", lemos no Salmo de hoje. Vamos nos abrir ao novo como Maria?




Trecho da Liturgia diária que marcou a minha oração de hoje:

“Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura.” Lc 2,45

“Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.” Lc 2,51

Reflexão

Quando descobrimos que podemos fazer melhor é tempo de voltar atrás. Não basta saber que errou. É preciso saber que você é filho(a) de Deus e, assim, pode sempre aperfeiçoar-se porque o limite é Deus, é ser como Ele é. Ou seja, sempre é tempo de recomeçar e isso vale também para a nossa relação com Deus. Ela deve ser constante mas sempre nova, porque o Espírito que a move é o renovador de todas as coisas.

Na maioria das vezes, só percebemos que poderia ser melhor ou porque encontramos um erro, algo que não produziu o resultado desejado, trouxe frustração ou infelicidade, ou porque enxergamos algo melhor do que aquilo que fizemos antes, pode ser por ter dado mais frutos ou trazido mais felicidade. Isto é, sua alma vislumbra que você pode mais, ir além.

É nessa hora bendita que temos que ser como Maria. Quando perceberam que o Menino não estava com nenhum deles - porque homens e mulheres iam separadamente - tiveram que voltar atrás e foram novamente ao Templo. No diálogo com Jesus, Maria vê que preparou o Filho para servir Seu Pai, mas vê também que há ainda algumas coisas para colocar em ordem, o Menino precisa ainda crescer em maturidade para cumprir Sua missão. Não quero aqui produzir heresia dizendo que Jesus não era perfeito. Entenda-me. apenas não era a hora de se distanciar dos pais e começar uma vida pública.

Uma pergunta deve ter passado pela cabeça de José e Maria: Onde foi que erramos? Não ficou claro que Ele deveria ter vindo conosco? Ou arde no Seu peito algo maior que O conduz?

Não é precisamente um erro o que os pais de Jesus cometeram, mas uma oportunidade de entender melhor o significado de quem era o Messias, sobre o entendimento do que viria a ser a Sua vida adulta. Jesus já estava preparado para ensinar os homens no Templo e sofrer as consequências disso? Não. Então, como fazê-lo entender Sua hora? Pelo menos mais 15 anos se passaram. Enquanto isso, Sua mãe (e nossa) guardava tudo em seu coração e preparava também o seu Imaculado Coração para o desfecho da vida terrena de Jesus, alimentando-o sempre da intimidade com Deus que nos faz preparado para tudo.

A lição que fica é a de que estejamos sempre abertos para recomeçar as mesmas coisas, conservar o coração receptivo ao novo, para aprender a fazer de novas maneiras aquilo que o Senhor pede de nós e que é algo entre nós (eu) e Ele. No tempo certo, alguns entenderão e nos apoiarão no que for o chamado de Deus, mas não sem questionamentos ou tentativas de impedimento, que nos ajudarão a ter mais certeza de que esse é o caminho. Na dúvida, olhe para o Coração de Maria.

Oração

Ó Pai, assim como não desamparas nenhum de Teus servos na angústia e aflição, mas as utiliza para levá-los à plena alegria, dá-me a mim e a meus irmãos a confiança de Maria e José em Ti, sua fidelidade e obediência ao Teu chamado de amor.

Mãe querida, que sofrestes a separação física do teu filho e Senhor, ensina-nos a nutrir em nós a esperança cega na Divina Providência em todos os momentos da vida. Amém.

Propósito

Desfrutar deste sábado, dedicado ao Coração Imaculado, oferecendo a Maria as mais belas confidências de agradecimentos e louvor a Deus que nos amou por primeiro.

Leia Mais Maria para São FranciscoCorações que tanto nos amamTer um só coração com Jesus e MariaDeus nos assumeQuer conhecer, a cada dia, o amor de Deus por você? Comece pela oração diária com o Evangelho em mãos. Encontre nesse roteiro o passo a passo para realizar seu encontro pessoal com Deus com o auxílio dos textos bíblicos. Só mergulhando em você mesmo, você se encontrará com Jesus. Será uma experiência de amor e fé. Confira!

Receba em sua casa a Revista Jovem Mílite: veja como é fácil aqui! Para conhecer a edição de junho, clique aqui.

Clique a seguir para uma doação on-line.

Comente abaixo: qual a frase da liturgia que mais tocou seu coração hoje?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.