Formação

Deus e a Criação

Um olhar de fé sobre mundo.

Escrito por Espiritualidade

31 MAR 2023 - 00H00

Qual o significado desses seis dias da obra da criação?

YOUCAT 46

Na metáfora da “semana de trabalho”, coroada por um dia de descanso (Gn 1, 1-3), exprime-se quão boa, bela e sabiamente ordenada é a criação. Do simbolismo da "semana de trabalho" podem deduzir-se relevantes postulados:

1. Nada há que não tivesse sido chamado à existência pelo Criador.

2. Tudo quanto existe é, à sua maneira, bom.

3. Mesmo aquilo que se tornou mau tem uma essência boa.

4. Os seres e as coisas criadas estão mutuamente relacionados e orientados.

5. A Criação reflete, na sua ordem e harmonia, a extraordinária bondade e beleza de Deus.

6. Na Criação existe uma hierarquia: o ser humano está sobre os animais, os animais sobre as plantas, as plantas sobre a matéria não vivificada.

7. A Criação caminha para o grande festim em que Cristo recolherá o mundo em Sua casa, tornando-Se Deus “tudo em todos” (1Cor 15,28)

O Youcat nos propõe refletir que tudo o que existe foi chamado à existência pelo Criador e tudo é bom. As coisas criadas estão interligadas, porque todas provêm de Deus. O mundo caminha para essa comunhão definitiva em que Deus vai se tornar tudo em todos. Esse é um mistério para o qual caminhamos procurando compreender nossa vocação de cuidar das maravilhas que Deus fez e faz. Precisamos cuidar do mundo sabendo que é bonito e é bom porque procede de Deus e para Ele se destina.

Ao invés de fugir do mundo, precisamos amar o mundo. Nada e nem ninguém está perdido, o mundo não está perdido porque em todas as coisas existe o toque de bondade do Criador.

#OREMOS

Peçamos a graça de despertar em nós o sentido estético e contemplativo que muitas vezes está se atrofiando. O contrário da beleza não é a feiura, mas o uso inescrupuloso das coisas. Estamos perdendo a capacidade de ver o outro com beleza. Que Deus nos dê a graça de contemplar Sua beleza em nós mesmos e em tudo o que foi criado.

“Não somos o produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário. Não há nada mais belo do que sermos alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, por Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-lo e comunicar aos outros a Sua amizade” Papa Bento XVI

“As criaturas da terra sentem todas como nós. As criaturas aspiram todas por felicidade, como nós. As criaturas da terra amam, sofrem e morrem todas como nós. Portanto, as criaturas do Criador onipotente são iguais a nós, são nossas irmãs”. São Francisco de Assis

“Não creiais que Deus nos proíbe totalmente de amar o mundo. Não! Devemos amá-lo, porque tudo aquilo a que Ele deu existência é digno do nosso amor”Santa Catarina de Sena

Fonte: Jovem Mílite

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.