YOUCAT 46
Na metáfora da “semana de trabalho”, coroada por um dia de descanso (Gn 1, 1-3), exprime-se quão boa, bela e sabiamente ordenada é a criação. Do simbolismo da "semana de trabalho" podem deduzir-se relevantes postulados:
1. Nada há que não tivesse sido chamado à existência pelo Criador.
2. Tudo quanto existe é, à sua maneira, bom.
3. Mesmo aquilo que se tornou mau tem uma essência boa.
4. Os seres e as coisas criadas estão mutuamente relacionados e orientados.
5. A Criação reflete, na sua ordem e harmonia, a extraordinária bondade e beleza de Deus.
6. Na Criação existe uma hierarquia: o ser humano está sobre os animais, os animais sobre as plantas, as plantas sobre a matéria não vivificada.
7. A Criação caminha para o grande festim em que Cristo recolherá o mundo em Sua casa, tornando-Se Deus “tudo em todos” (1Cor 15,28)
O Youcat nos propõe refletir que tudo o que existe foi chamado à existência pelo Criador e tudo é bom. As coisas criadas estão interligadas, porque todas provêm de Deus. O mundo caminha para essa comunhão definitiva em que Deus vai se tornar tudo em todos. Esse é um mistério para o qual caminhamos procurando compreender nossa vocação de cuidar das maravilhas que Deus fez e faz. Precisamos cuidar do mundo sabendo que é bonito e é bom porque procede de Deus e para Ele se destina.
Ao invés de fugir do mundo, precisamos amar o mundo. Nada e nem ninguém está perdido, o mundo não está perdido porque em todas as coisas existe o toque de bondade do Criador.
Peçamos a graça de despertar em nós o sentido estético e contemplativo que muitas vezes está se atrofiando. O contrário da beleza não é a feiura, mas o uso inescrupuloso das coisas. Estamos perdendo a capacidade de ver o outro com beleza. Que Deus nos dê a graça de contemplar Sua beleza em nós mesmos e em tudo o que foi criado.
“Não somos o produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário. Não há nada mais belo do que sermos alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, por Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-lo e comunicar aos outros a Sua amizade” Papa Bento XVI
“As criaturas da terra sentem todas como nós. As criaturas aspiram todas por felicidade, como nós. As criaturas da terra amam, sofrem e morrem todas como nós. Portanto, as criaturas do Criador onipotente são iguais a nós, são nossas irmãs”. São Francisco de Assis
“Não creiais que Deus nos proíbe totalmente de amar o mundo. Não! Devemos amá-lo, porque tudo aquilo a que Ele deu existência é digno do nosso amor”. Santa Catarina de Sena
Fonte: Jovem Mílite
Devoção da Medalha Milagrosa: entrega e confiança
A Medalha Milagrosa é a principal identidade da Milícia da Imaculada, graças a São Maximiliano Kolbe. As histórias de graças e conversões alcançadas são inúmeras através dos anos. Porém, você sabe como tudo isso começou? Acesse e venha descobrir com a gente!
Santo Antônio: mais que casamenteiro
Neste mês celebramos os santos mais populares da Igreja: São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio, sendo este último o mais conhecido. Por conta de sua fama de casamenteiro, os fiéis, se esquecem de ele, ainda em vida, praticou milagres e converteu muitas pessoas. Acesse e venha conhecer essa linda história com a gente!
Maria nos sermões de Santo Antônio
Santo Antônio deixou como herança mais de 70 sermões que serviam como formação para os missionários. Maria foi abordada de maneira particular em diversos sermões. Confira uma breve introdução sobre os sermões marianos de Santo Antônio.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.