Por Frei Aloísio Oliveira Em Formação

Doar-se a missão de Jesus Cristo

Pixabay
Pixabay


Alguns gregos dizem a Felipe: “Queremos ver Jesus” (v.21). Felipe e André comunicam a Jesus, mas Ele não se dirige diretamente aos estrangeiros e, sim, aos dois apóstolos. Pois a eles caberá a missão entre os gentios. A missão dos apóstolos está intimamente ligada à do Mestre: assim como me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo (cf. Jo 17,18).

Essa missão, porém, só será frutuosa mediante o dom generoso de si mesmo: se o grão caído na terra não morrer fica só, mas se morre, produz muito fruto (v.24). Executar a missão de Jesus é doar-se plenamente como o grão de trigo que cai na terra e desaparece, tornando-se raiz para dar vida à nova planta.

É exatamente nesse morrer e desaparecer que o grão de trigo libera toda a possibilidade de vida que contém para manifestá-la de forma nova e superabundante. Com isso, Jesus afirma que o ser humano, por ser criado à imagem e semelhança de Deus, tem um potencial enorme que só se realiza pelo dom de si mesmo. Portanto, esse trecho do evangelho está afirmando que a maneira de a pessoa realizar-se plenamente é doar-se até a máxima entrega de si mesma, como Jesus mesmo fez.

Na lógica paradoxal do evangelho, ter a coragem de perder-se é condição fundamental para ganhar verdadeiramente a si mesmo. “Quem quiser salvar a própria vida vai perdê-la, mas quem a entregar por Jesus e pelo evangelho vai ganhá-la”.

Escrito por
Frei Aloísio, Ministro Provincial
Frei Aloísio Oliveira

É Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis dos Frades Menores Conventuais e especialista em Sagrada Escritura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.