Por Espiritualidade Em Formação Atualizada em 13 FEV 2019 - 15H16

Este meu filho é também meu Deus

Projeto Cela do Amor: reflexão para o dia 14

Pixabay
Pixabay
Projeto Cela do Amor: reflexão para o dia 14


“Hoje é também o dia para nos maravilharmos diante da Mãe de Deus: Deus é um bebê nos braços de uma mulher, que alimenta o seu Criador. Tal é o mistério de hoje, que suscita uma maravilha infinita: Deus ligou-se à humanidade para sempre.

Deus e o homem sempre juntos: eis a boa notícia no início do ano. Deus não é um senhor distante que habita solitário nos céus, mas o Amor encarnado, nascido como nós duma mãe para ser irmão de cada um, para estar próximo: o Deus da proximidade.

Está no colo de sua mãe, que é também nossa mãe, e de lá derrama uma nova ternura sobre a humanidade”. Assim o Papa Francisco se expressou na homilia da solenidade de Maria Mãe de Deus.

É verdadeiramente um mistério que nunca deixamos de contemplar com a alma maravilhada, com a surpresa no coração: ver uma criatura chamada a gerar o criador, a gerar Deus, Deus na terra. O mistério é realmente grande: uma Mãe que gera um filho de quem na verdade é também a filha, como o grande poeta Dante expressou de uma forma inefável: “Virgem Mãe, filha do teu Filho, na qual o seu criador não desdenhou de fazer-se a sua criatura”.

São Maximiliano contemplou admirado esse mistério. “O que pensaste, ó Imaculada? Quando, pela primeira vez, colocaste a divina Criança naquele pouco de feno? Que sentimentos inundaram teu coração enquanto o enrolavas em faixas, o apertavas ao coração e o amamentavas com o teu peito? Tu sabias bem quem era aquela criança ... E agora ei-lo diante de ti na forma de um frágil recém-nascido” (SK 1236). E ainda “Quem poderá entender perfeitamente Maria, Mãe de Deus? Todos sabemos o que significa “Mãe”, mas “de Deus” não o podemos compreender com a inteligência finita; só o próprio Deus sabe perfeitamente o que significa “a Imaculada” (SK 508).

São Maximiliano recorda, porém, que não é o fato de ter se tornado Mãe de Deus que faz Maria ser grande - esta é a obra do Amor - mas o seu sim, a sua disponibilidade para a ação de Deus. “Ela é instrumento de Deus. Com plena consciência, Ela se deixa voluntariamente conduzir por Deus, conforma-se à Sua vontade, deseja somente aquilo que Ele quer, agindo de acordo com a Sua vontade e isto da maneira mais perfeita possível, sem o menor defeito, sem nenhum desvio da própria vontade em relação à vontade d’Ele.” ( SK 132).

Eis o segredo da grandeza de Maria, da santidade de São Maximiliano Kolbe que, como Maria, se deixou levar à cela da morte.

E quantas vezes, na escuridão daquela cela, fez resplandecer a luz do Amor, dirigindo-se a Maria como a Mãe de Deus.

Quando Deus entra na vida de uma criatura e encontra grande disponibilidade, Ele realmente faz grandes coisas.


As Missionárias de Harmeze, Polônia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.