Por Frei Aloísio Oliveira Em Formação

Fé é acreditar sem ver


São Tomé


A figura de Tomé é o exemplo do discípulo que lentamente caminha para a fé autêntica. A frase de Nosso Senhor: felizes os que creem sem ter visto” (cf. 20,29), que poderia parecer uma repreensão a Tomé por sua suposta incredulidade, na verdade, não se refere a Tomé, mas aos discípulos futuros já distantes das origens cristãs.

O cristão não deve lamentar essa distância e considerar- se em desvantagem em relação aos discípulos que foram testemunhas oculares de tudo o que aconteceu a Jesus.

O testemunho ocular dos primeiros discípulos de Jesus é uma experiência inicial que não pode ser repetida. Foi concedia àqueles discípulos da primeira hora não como privilégio pessoal, mas em vista das gerações futuras que hão de abraçar a fé pela escuta da Palavra transmitida com a força do Espírito e não mais com os sinais visíveis da Presença do Senhor.

A atitude de Tomé deve ser vista em relação com a de Maria Madalena (v.15) e com a do discípulo amado (v.8). Isto é: cada uma delas representa uma caminhada singular de adesão ao Mistério do Filho de Deus que cada discípulo é chamado a fazer.

Escrito por
Frei Aloísio, Ministro Provincial
Frei Aloísio Oliveira

É Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis dos Frades Menores Conventuais e especialista em Sagrada Escritura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.