Vivemos em um mundo onde estão presentes o bem e o mal. Nossa tendência imediata seria fazer uma rígida “purificação”. Somos como os empregados da parábola que dizem ao patrão: “Queres que vamos e arranquemos o joio do meio do trigo?” (cf. v.28b). O sábio dono da plantação tem plena noção de que esse não é o melhor procedimento. Ao arrancar o joio, pode-se arrancar também o trigo, isto é, ao preocupar-se demais em combater o mal, pode-se acabar por esquecer-se de praticar o bem. A melhor maneira de vencer o joio é cultivar bem o trigo para que ele fortaleça suas ramagens e dê boa colheita.
Como o Senhor diz no Evangelho, o campo semeado é o mundo (cf. v.38a), somos nós mesmos. Ao olharmos em torno de nós, constataremos, certamente, muitos males horríveis no mundo e tantas contradições em nós mesmos, que nos impedem de viver a mensagem do Evangelho. Embora conscientes de tudo isso, é necessário não perdermos de vista que neste mundo onde está presente o mal, também está lançada a boa semente que o Filho do Homem semeou (v.37a). Para ela, temos de dirigir toda a nossa atenção, cultivá-la bem para que cresça e dê colheita abundante.
Em outras palavras, por mais que encontremos dificuldades para viver a mensagem de Jesus Cristo, não devemos nos preocupar demasiadamente em como eliminá-las. Aliás, isto não é mesmo possível, pois enfrentar dificuldades, no seguimento de Jesus, faz parte do caminho, que se dá como o trigo que cresce em meio ao joio. Felizmente, não temos de ficar nos desgastando para eliminar nossos pecados na esperança de atingir um elevado estado de perfeição para, então, sermos dignos de seguir o Senhor, pois Ele mesmo disse ter vindo, exatamente, para chamar os pecadores e salvar o que estava perdido (cf. Mt 9,13; Lc 19,10). Portanto, podemos nos aproximar d’Ele na certeza de sermos aceitos como somos e transformados no que Ele nos deseja.
Novena à Imaculada Conceição
A Imaculada, é a Estrela que guia com segurança os nossos passos ao encontro do Senhor e com a sua vida nos indica como podemos e devemos viver o grande dom da nossa consagração.
33º Domingo do Tempo Comum l 17 de novembro de 2024
Mais uma vez nos encontramos neste domingo, dia do Senhor. O evangelho de hoje é preocupante. Na verdade, todas as passagens bíblicas deveriam ser preocupantes e alentadoras. A Palavra de Deus é um alerta permanente.
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.