Lendo o Evangelho

A mensagem cristã: um tesouro incomparável

Escrito por Frei Aloísio de Oliveira

30 JUL 2023 - 00H00 (Atualizada em 31 JUL 2023 - 10H35)

Café e Teologia

A vida cristã, sem dúvida, implica uma conduta moral específica, em normas concretas de vida. Mas estas são consequências de uma experiência anterior: a do Amor gratuito de Deus, que nos amou quando éramos ainda pecadores (cf. Rm 5,8). Nós, às vezes, ofuscamos esse brilho incomparável da mensagem cristã quando a reduzimos a mero cumprimento de preceitos morais e religiosos, que derivam dela, mas não constituem seu núcleo.

O Evangelho, quando entendido e assimilado propriamente, tem um forte poder de atração. Quando o encontram, as pessoas são capazes de deixar tudo e reorientar a própria vida, assumindo uma nova conduta que brota da mensagem cristã. É como alguém em busca de um grande tesouro que, quando encontra um de grande valor, vende tudo o que tem para comprá-lo. Ora, esse desfazer-se de tudo o que se tem para adquirir o tesouro encontrado não é sacrifício, esforço extenuante e desagradável de quem é obrigado a aplicar-se em causa alheia. Há, certamente, grande empenho e engajamento pessoal, mas como resultado de grande realização e envolvimento da alma em uma nova dimensão, que cria um novo céu e uma nova terra (cf. Ap 21,1a), isto é, todo um mundo de novas relações em que passado, presente e futuro são relidos em uma perspectiva diferente. “É como um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas” (v.52).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Aloísio de Oliveira, em Lendo o Evangelho

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.