Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 17H01

Melhor ter paz do que razão

Pense comigo: o que levou os profetas de Baal ao vexame público (1Rs 18,20)? Reflita por um minuto

Divulgação
Divulgação


Trechos das leituras da Liturgia de hoje que me tocaram:

“É o Senhor que é Deus, é o Senhor que é Deus!” 1Rs 18,39.

“Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!” Salmo 15

Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.”  Salmo 15

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.” Mt 5,17 

Reflexão

Pense comigo: o que levou os profetas de Baal ao vexame? Reflita por um minuto. Você pode dizer: porque eles estavam pedindo algo a um deus que não existe. Ok, sim, claro. Mas por que então não pararam de suplicar a ele simplesmente? Porque eles estavam obstinados em mostrar que tinham razão, e não podiam dar o braço a torcer para Elias. E, depois, Elias ainda provoca a ira deles os desafiando: "Gritai mais alto". Então, a teimosia e o orgulho deles os expuseram.

Antes, nesta vida, temos que entender que a razão das coisas pertence a Deus. Pergunto: você vê razão em enviar o Filho para salvar todos os humanos? Não há razão, você pode dizer. Não há razão que seja visível a quem não ama a humanidade. O amor de Deus é algo que a inteligência humana não entende a partir da lógica deste mundo. Mas Ele ama. Isso resume tudo que Jesus veio nos revelar.

O amor foi a motivação para Deus se encarnar e nos salvar, apontando o caminho da vida. Amar está  na essência de Deus, e na nossa também, porque somos Seus filhos. Então, parta do amor e não de um critério de justiça que não nasce da misericórdia e você entenderá o proceder de Deus.

Para não ser surpreendido pela teimosia e pelo orgulho, invoca o Criador, o autor da vida que escolheu e foi ouvido por Abraão, Isaac e Jacó, o Deus escondido no seu coração. Procura relacionar-se com Ele em intimidade de coração. "Em vós me refugio. Tenho o Senhor sempre ante os meus olhos" (Salmo 15). Não busque fora o que já está aí, em você. O próprio Deus vai orientar e ensinar você na mesma medida em que você o procura. E Ele o conduzirá no caminho para a vida.

Dá apenas "espaço" e "oportunidade" a Ele. Reze o Rosário, respire e ouça os sons ao seu redor, a natureza, aquiete o coração e deixa Ele falar em e com você.

Jesus nos deixou o mandamento do amor: amar a Deus e ao próximo. Eles resumem toda a Lei e os Profetas. Como Jesus, dê a eles pleno cumprimento e você conhecerá a alegria, a paz e a prosperidade em tudo o que você faz.

Oração

Senhor, ensina-me a amar-te sobre todas as coisas, a amar-me como o Senhor me ama, e a ser bênção na vida dos meus irmãos, levando o Teu nome em palavras e com a minha vida. Mãe Imaculada, acolhe a minha vida toda inteira, para que ela, ligada à videira que é Cristo, dê frutos em abundância para o Reino.

Propósito

Acolher hoje uma instrução que alguém me der durante o dia para lapidar meu interior e ler Provérbios 12. "Uma pessoa será louvada segundo o seu conhecimento; quem tem o coração perverso está voltado ao desprezo" (Pr 12,8). 

Se você ainda não conhece os passos para fazer a leitura orante da Bíblia e mergulhar em você mesmo para encontrar-se com Jesus, fica aqui um roteiro para viver essa experiência de fé e amor.

Receba em sua casa a Revista Jovem Mílite: veja como é fácil aqui! Para conhecer a edição de junho, clique aqui.

Para uma doação on-line: acesse aqui.

Comente abaixo: qual a frase da liturgia que mais tocou seu coração hoje?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.