Formação

Viver o Pentecostes hoje

O Espírito sempre habitou a Igreja do Senhor e em meio às tempestades dos processos históricos Ele nos guiou suscitando homens e mulheres ousados na abertura da escuta do Senhor, como Francisco e Clara

Escrito por Espiritualidade

04 JUN 2022 - 00H00

cancaonova.com

Dentro do nosso ano litúrgico vivenciamos o mistério da vida de Jesus. É no mistério litúrgico que vivenciamos a nossa fé em comunidade, e dentro do ano litúrgico temos a solenidade de Pentecostes.

Hoje, nós somos as testemunhas do Ressuscitado e o Espírito vem clamar em nossos corações, homens e mulheres que vivenciam o Espírito no seu cotidiano. Vivemos nessa dinâmica quando experimentamos em nossas vidas que Ele é o nosso refúgio e nossa força. É o refúgio para todo pecador que busca a conversão, o refúgio para as nossas tristezas e que nos dá força para nunca desistirmos de nós.

Em sua misericórdia dirige o nosso coração. Sua graça em nós não deve só nos acompanhar, mas preceder os nossos movimentos ao encontro do outro, assim como o samaritano foi conduzido para ajudar aquele que estava caído (Lc 11,25-37). O Espírito vem até nós para essa abertura ao outro em nossa missão evangelizadora. A Igreja nunca cansará de nos recordar a viver a dimensão de Pentecostes. Ela nunca se cansará de lembrar aos homens que o Espírito do Senhor está presente em nós.

Quando sentimos a Sua presença, nos tornamos as verdadeiras testemunhas do Ressuscitado e da esperança. Há um Espírito que nos guia e cada um na sua diversidade e com seu carisma manifesta esses frutos do Espírito em suas comunidades e na vida da nossa Igreja.

No tempo de São Francisco de Assis, alguns frades gostariam de estudar as Sagradas Escrituras, então o Santo de Assis escreveu ao recém-chegado ao movimento franciscano, Frei Antônio, pedindo a ele para ensinar aos frades a Teologia, desde que não se perdesse o espírito da oração e da devoção. Ou seja, para Francisco, os frades poderiam estudar, mas o estudo deveria levar a compreender as manifestações do Espírito, pois na realidade é o Espírito que diz e opera todo bem.

É o Espírito do Senhor que opera todas as virtudes, confunde o espírito da carne, que é a fonte dos vícios e dos pecados. Todas as virtudes encontram sua íntima e fundamental unidade no único Espírito inspirador-operador de todas as graças. Por isso, para Francisco, o Espírito une a vida das comunidades, dá a força aos mártires e é o impulso vital de cada frade para o caminho de santificação. Com o Seu Espírito, Deus abraça toda humanidade. 

Para viver a dinâmica do Espírito dentro da solenidade de Pentecostes, busque um lugar para fazer uma reflexão de como sua vida está sendo guiada. Note que o Espírito do Senhor está contigo e te dá a força para superar teus medos e angústias. O caminho do Espírito nos faz solidários. Reza por aqueles que sofrem e ajuda aqueles que precisam. Não tenhas medo de estender a tua mão, pois o Espírito do Senhor é a nossa força e Ele repousa sobre cada um de nós.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.