Por Espiritualidade Em Espiritualidade Atualizada em 05 JUL 2018 - 14H49

Milícia da Imaculada no Brasil

Carisma da MI no País


Santuário da MI

A Espiritualidade da Milícia da Imaculada chegou ao Brasil com os missionários franciscanos Frei Vitório Valentini e Frei Mariano Temporin que iniciaram em 1949 o que hoje é a Província São Francisco de Assis dos Frades Menores Conventuais. Em 1985, Frei Sebastião Benito Quaglio, missionário que chegou ao Brasil na década de 1960, começou a publicar, com um grupo de leigos, folhetos e pequenas revistas sobre espiritualidade mariana. Em 1987, foi formalizado o movimento Milícia da Imaculada que a partir da Consagração a Nossa Senhora busca evangelizar pelos meios de comunicação a exemplo de São Maximiliano Kolbe e com um diferencial próprio da época: o protagonismo dos leigos proposto pelo Concílio Vaticano II.

Na década de 1990, o rádio se apresentava como meio mais eficaz, de maior penetração na sociedade e um desafio. Primeiramente foi produzido o programa “Consagração a Nossa Senhora” com duração de cinco minutos que foi difundido em diversas emissoras do interior e de outros estados com a participação dos respectivos bispos. Assim, de forma tímida, a Milícia da Imaculada conseguiu alugar o espaço de um intervalo durante a madrugada na antiga Rádio Mauá, em março de 1988. Com um pouco mais de sacrifício, no mês de maio foi possível dar um presente para Nossa Senhora: a Milícia da Imaculada conseguiu alugar uma hora na emissora e passaria a transmitir a oração do Rosário. A Consagração a Nossa Senhora logo se expandiu e, atualmente, está em mais de 400 emissoras de rádio. “Participo há mais de 20 anos, seguramente. Gravo o editorial e também levei sempre comigo, pelas dioceses em que passei, o programa Consagração a Nossa Senhora”, testemunha Cardeal Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro

Em 1995, a Rádio Mauá foi posta à venda e havia igrejas evangélicas com muito dinheiro para comprá-la. Houve um milagre da multiplicação e as doações generosas dos mílites, dos fiéis nas diversas paróquias e também da contribuição da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo - SP. A província franciscana aprovou e viabilizou a compra da emissora e, assim, em maio de 1995 a Milícia da Imaculada adquiriu a que hoje se chama Rádio Imaculada Conceição que evangeliza 24 horas para toda a Grande São Paulo. Houve grande mobilização e esforço para a aquisição da rádio, era uma batalha. Para Dom Manuel Parrado Carral, que é Bispo de São Miguel Paulista, em São Paulo - SP, e anteriormente atuava como sacerdote no Grande ABC, “é de se destacar que a Milícia da Imacualda evangeliza graças aos leigos. Ela vai adiante pelo trabalho dos leigos. Desde o primeiro momento eles deram seu trabalho voluntário e suas doações, e, por isso, até hoje não tem propaganda na programação de rádio”.

A Milícia da Imaculada foi a pioneira da Rede Católica de Rádio em parceria com a Rádio Aparecida, ligada ao Santuário Nacional. Aparecida começou a transmitir o programa “A Igreja no rádio” nas noites e madrugadas e houve muita receptividade no Vale do Paraíba e nas regiões que acompanhavam a Rádio Aparecida pelas ondas curtas. Em breve tempo, centenas de outras emissoras começaram a repetir o sinal da Rádio Aparecida e surgiu a Rede Mariana de Evangelização, que hoje se chama Rede Milícia Sat. A rede pioneira entre as emissoras católicas é formada por rádios pertencentes a dioceses, outras de donos católicos e algumas que transmitem porque a programação da Milícia da Imaculada agrada aos ouvintes. Dessa forma, grandes capitais como Belém – PA, Salvador – BA, Belo Horizonte – MG, Curitiba – PR e Goiânia – GO passaram a transmitir a programação da Milícia da Imaculada.

Além das emissoras parceiras, a Milícia da Imaculada criou uma rede de emissoras próprias estendendo sua frequência evangelizadora para a região Bragantina do estado com uma emissora em Atibaia – SP. Posteriormente, para abranger a outra parte da região metropolitana, começaram as transmissões em São Roque – SP. E no oeste paulista, a partir de Bilac – SP para toda a região de Araçatuba e Andradina. O Mato Grosso do Sul conta uma emissora da Milícia da Imaculada na capital e outra no centro-sul do estado, em Dourados que abrange regiões do Paraguai. Em Alagoas, a Rádio Imaculada Conceição evangeliza a partir de Maceió para dezenas de cidades. “Eu sou um bispo privilegiado porque tenho um instrumento evangelizador e sou grato. Os padres da Diocese de Bragança Paulista - SP também ouvem, acolhem e rezam com o nosso povo pela Rádio Imaculada Conceição 107,1 FM. Quando visito as comunidades, o povo sempre conta que me ouve e que reza com os padres”, conta Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo de Bragança Paulista - SP, diocese em que na cidade de Atibaia está a Rádio Imaculada Conceição 107,1 FM. O bispo tem participação diária e os padres da região se revezam para que cada dia um deles esteja ao vivo na rádio.



Fonte: Revista O Mílite


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.