Por Espiritualidade Em Nossa Senhora

Devoção ao Imaculado Coração de Maria

“Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio”




Como nasceu esta devoção?

No dia 10 de dezembro de 1925, Nossa Senhora de Fátima pediu às crianças que a viram que participassem de um caminho de cinco primeiros sábados, prometendo a sua proteção materna e o dom de todas as graças necessárias para entrar no paraíso.

Qual é a espiritualidade dos primeiros sábados?

A Consagração ao Coração Imaculado de Maria para vivermos a missão de filhos amados. Esta é a nossa resposta ao convite que Nossa Senhora fez aos pastorinhos, em Fátima. Ela afirmou: “A todos aqueles que por cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, receberem a santa comunhão e recitarem o Rosário, prometo assisti-los na hora da morte”. O próprio Papa Francisco nos lembra da importância de rezarmos sempre: “Sejam fiéis ao costume de rezar o Rosário nas suas comunidades e, sobretudo, nas famílias. Meditando cada dia os mistérios da vida de Maria, à luz da obra salvífica do seu Filho, faça com que Ela participe das alegrias de vocês, das suas preocupações e dos momentos de felicidade”.

A relação dos Papas e Nossa Senhora

Na Igreja, Maria tem um lugar de destaque. Mais mãe do que rainha, indica o caminho que é Jesus para quem dirige a Ela o olhar. Vamos refletir sobre algumas frases de Papas a respeito de Nossa Senhora.

Papa São João Paulo II

“Totus tuus ego sum et omnia mea tua sunt. Accipio Te in mea omnia. Praebe mihi cor tuum, Maria”

Sou todo vosso e tudo o que possuo é vosso. Tomo- vos como toda a minha riqueza. Dai-me o vosso coração, ó Maria.

“Na anunciação, Maria dá no seu seio a natureza humana ao filho de Deus; aos pés da Cruz, em João, recebe no seu coração toda a humanidade”.

“Dai-nos vossos olhos, ó Maria, para decifrar o mistério que se esconde nos frágeis membros do Filho. Ensinai-nos a reconhecer a Sua face nas crianças de toda raça e cultura”.

Papa Bento XVI

“Maria é a Imaculada por um dom gratuito da graça de Deus, mas que nela encontrou perfeita disponibilidade e colaboração”.

"A Imaculada demonstra que a Graça é capaz de suscitar uma resposta, que a fidelidade de Deus sabe gerar uma fé verdadeira e boa”.

"Em Maria a Palavra de Deus encontra escuta, recepção, resposta, encontra aquele ‘sim’ que a permite tomar carne e vir habitar em meio a nós".

“Maria é livre do pecado porque é toda de Deus, totalmente esvaziada por Ele. É cheia de Sua Graça, do Seu Amor".

Papa Francisco

“Um cristão sem Maria é órfão. Também um cristão sem a Igreja é um órfão. Um cristão precisa destas duas mulheres, duas mulheres mães, duas mulheres virgens: a Igreja e a Mãe de Deus”.

“Maria é a mãe que cuida dos seus filhos para que cresçam mais e mais, cresçam fortes, capazes de assumir responsabilidades, de assumir compromissos na vida, de tender a grandes ideais”.

“A Virgem Maria é uma mãe que nem sempre leva seus filhos pelo caminho mais 'seguro', porque dessa maneira eles não podem crescer. Mas tampouco somente pelo caminho arriscado, porque é perigoso. Uma mãe sabe equilibrar estas coisas. Uma vida sem desafios não existe, e uma pessoa que não sabe enfrentá-los arriscando-se, perde o equilíbrio”.

Anote as datas e temas dedicados a Nossa Senhora

1 de maio: Maria, filha predileta do Pai
5 de junho: Esposa do Espírito Santo
3 de julho: Mãe de Jesus Cristo
7 de agosto: Maria, o sonho de Deus para a humanidade
4 de setembro: Maria, modelo para nossa caminhada de fé




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.