Por Padre Clemilson Teodoro Em Nossa Senhora

A Imaculada Conceição


Imaculada Conceição de Nossa Senhora


A beleza, a pureza e a santidade traduzem a vida de Maria de Nazaré, mãe de Jesus e neste mês de dezembro, celebrando a solenidade da Imaculada Conceição, queremos nos aproximar dela com o coração aberto e acolher em nossa vida o sonho de Deus para cada um de seus filhos, transformando-o em gestos e palavras enquanto peregrinamos nesta terra.

Embora seja simples o significado da conhecida expressão imaculada conceição de Maria, muitos cristãos minimizam seu conteúdo. A Imaculada Conceição é totalmente diversa da concepção virginal de Jesus no seio de Maria, não significa que o nascimento de Maria tenha tido diferença do ponto de vista físico da geração dos outros homens. O dogma da Imaculada Conceição não significa de modo algum que o nascimento de um ser humano pelo amor conjugal esteja contaminado, e que para evitá-lo Maria recebeu um privilégio; pelo contrário, quando em uma família um ser humano recebe a existência, este nascimento é um acontecimento sagrado, querido por Deus, afirma Karl Rahner no livro Maria, Meditazione.

Nossa compreensão da Imaculada Conceição de Maria precisa superar estes mal-entendidos. A Igreja diz que a bem-aventurada Virgem Maria, em vista dos méritos de Cristo, foi favorecida por Deus, desde o primeiro instante de sua existência, com o dom da graça santificante e consequentemente não conheceu aquela situação que denominamos de pecado original. Em Maria se manifesta a iniciativa absoluta de Deus, sua imaculada conceição consiste na posse, desde o início de sua existência, da vida de graça divina que lhe foi concedida, sem mérito de sua parte, pela graça preventiva de Deus.

A Imaculada Conceição quer dizer que Deus abarca a vida do homem com amor redentor. Nosso Deus ama o ser humano e neste seu amor por Maria, desde o início, nós também somos acolhidos. Karl Rahner afirma que Deus amou desta forma Maria porque queria que seu Filho fosse homem, em uma comunidade de homens, à qual também nós pertencemos, e que aí fosse o Redentor.

O fato de Maria de Nazaré ter possuído todos estes dons não constitui uma diferença entre Ela e nós. O que Deus destinou a Ela também destinou a cada um de nós. Rahner afirma que também para nós Deus projetou em princípio esta salvação eterna, ainda que ela não se realize em nós senão após nosso começo sobre a terra e o tempo, a fim de que fique claro que tudo é graça de Deus. Também nós somos redimidos, Ele imprimiu em nós seu timbre indelével, e somos templo santo de Deus, em nós habita Deus Trindade, somos ungidos, santificados, plenos da luz e da vida de Deus.

Em Maria e em sua Imaculada Conceição fica claro que nós pecadores somos envoltos pela misericórdia de Deus desde o princípio. Deus não nos deixa a sós. Em nós torna-se evidente que somos os Seus filhos amados, não por nossos méritos, mas por simples e pura graça de Deus.

Segundo Rahner, para nós este mistério se reduz a nos tornarmos o que somos, a ouvir o convite que nos foi dirigido com a graça, a realizar livremente nessa graça o fim correspondente ao único colocado por Deus. Somos os eleitos revestidos do início ao fim pelo poder de Deus.

Escrito por
Padre Clemilson Teodoro
Padre Clemilson Teodoro

Presbítero da Diocese de Santo André, em São Paulo. Padre Clemilson nasceu em Caratinga, Minas Gerais, e entrou no seminário do Instituto dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe, em Santo André, no dia 23 de março de 1998. Atualmente colabora com a Obra escrevendo matérias de formação para o Portal da MI.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.