Por Paulo Teixeira Em Papa Atualizada em 12 FEV 2024 - 10H00

Papa e a Encíclica Fratelli Tutti que inspirou a Campanha da Fraternidade 2024

Sao Francisco, o Papa e a Campanha da Fraternidade, uma apelo a serem "todos irmãos"

Vatican News
Vatican News


O Papa Francisco nos ensina muitas coisas e de muitas formas. Por exemplo, no momento de sua eleição, em março de 2013, nos deu um ensinamento ao pedir, em silêncio, a oração dos fiéis sobre o novo Papa. Quando escolheu para si o nome de Francisco, alguns comentaristas acreditavam que era uma clara referência a São Francisco Xavier, missionário jesuíta como o Papa e que evangelizou boa parte da Ásia, no século XVI.

O fato é que o Papa escolheu o nome se recordando mesmo de São Francisco de Assis, que no século XIII proporcionou grandes mudanças na forma como viver a fé. São Francisco de Assis teve atitudes de conversão ao abraçar um leproso, ao despir-se das boas roupas, ao se dedicar à reconstrução de igrejas e ao viver o Evangelho como regra de vida. Nos ensinamentos do Papa Francisco têm destaque duas cartas que atualizam e trazem novas inspirações para a Igreja, a partir da experiência de São Francisco de Assis.

Laudato Si'

O título dessa encíclica são as primeiras palavras de uma poesia composta por São Francisco, que chamamos de Cântico das Criaturas. Nela, São Francisco louva a Deus e destaca as qualidades da água, do sol, da terra, de diversos elementos da natureza e também da morte. São Francisco chamou todos de irmãos, reconhecendo a mesma filiação divina de todos os seres do mundo.

Na encíclica, publicada em 2015, o Papa recorda a experiência mística de São Francisco e alerta para a importância do cuidado que devemos ter com a criação. No primeiro documento papal dedicado exclusivamente à natureza, Francisco fala da ecologia integral, ressaltando a necessidade de convivermos bem com animais, plantas, pessoas, ambientes. O Papa acentua a importância da justiça na distribuição dos bens da natureza e alerta para os danos da exploração.

Fratelli Tutti

O Papa Francisco realizou visita a países de minoria cristã como Turquia e Azerbaijão, e a lugares de sofrimento humano como a ilha italiana de Lampedusa, que é destino de migrantes ilegais, e o Campo de Concentração de Auschwitz.

Inspirado em São Francisco de Assis, o homônimo Papa empreendeu uma série de viagens de diálogo com o Islã. Esteve em 2017 no Egito, e em 2019 no Marrocos e nos Emirados Árabes Unidos. Repetiu o gesto de São Francisco que oito séculos atrás, em meio aos conflitos das Cruzadas, esteve diante do sultão do Egito para anunciar a fé cristã não como paradigma de conquista, mas de paz.

Antes da Encíclica Fratelli Tutti, publicada em 2020, o Papa assinou um documento sobre a fraternidade universal com o Grande Imam da mesquita Al-Azhar, Ahamad al--Tayyib. Como sinal da inspiração de São Francisco e como estímulo à memória, o Papa assinou no túmulo do santo a encíclica intitulada Fratelli Tutti.

O título, que quer dizer irmãos todos, vem de uma das admoestações de São Francisco. A Encíclica trata da fraternidade universal e da amizade social. Chama a atenção para o cuidado com as pessoas que estão “caídas à beira do caminho”, alerta sobre desafios atuais como o desemprego, as polarizações e os mecanismos políticos contraeficientes. O Papa aponta o diálogo e o perdão como caminhos de superação da violência e fala da importância das religiões para a paz no mundo.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Papa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.