Por Gabriel Queiroz Em Papa Atualizada em 13 SET 2021 - 17H35

Um grito de juventude

O menino de apelido Lolek viria a ser o Papa da Juventude, o nosso São João Paulo II





Do mesmo solo em que nasceu São Maximiliano Kolbe, veio ao mundo Karol Wojtyla. Nascido no ano de 1920, na cidade de Wadovice, driblou uma infância cheia de perdas até chegar à adolescência na capital Cracóvia que se tornou palco para as maiores reviravoltas de sua vida.

Entusiasta nato dos esportes, Karol era apaixonado também pelas artes e principalmente pela dramaturgia. Diversos livros, peças e contos foram escritos por ele e essas duas paixões foram bem presentes em sua caminhada universitária. Ainda jovem, aprendeu doze idiomas, o que seria de extrema utilidade anos depois, mal sabia ele. Assim como o fundador da Milícia da Imaculada, Lolek, como era chamado pelos pais, passou pelo terror do regime nazista, somente após o fim do mesmo conseguiu dar passos mais concretos em sua vocação. Aos 38 anos de idade, ele já era bispo e tinha dois doutorados em teologia. Mas o melhor vem agora!

Depois do curto papado de João Paulo I, Karol Wojtyla foi eleito sucessor de Pedro no dia 16 de outubro de 1978 e usou o nome de seu antecessor como forma de “continuar o legado” daquele que teve apenas 33 dias de pontificado. João Paulo II se tornou uma figura diplomática conhecida mundialmente e nunca fugiu de assuntos polêmicos como eutanásia, aborto e posições políticas.

Ele também é conhecido por ser criador da Jornada Mundial da Juventude, evento que passou pelo Brasil, no Rio de Janeiro, em 2013, e até hoje arrasta milhões de jovens católicos pelo mundo. Mas nem só de rosas viveu o pontífice, sua história é marcada por inúmeras doenças e também um atentado que assustou católicos do mundo inteiro.

São João Paulo II faleceu no dia 2 de abril de 2005 deixando um legado histórico de uma vida dedicada à Igreja. João Paulo II sempre acreditou no poder revolucionário do jovem e deu voz e credibilidade para que fôssemos ouvidos dentro da Igreja. Se, hoje, a Igreja é jovem, é porque ele trabalhou muito para isso!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Queiroz, em Papa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.