Perfume de Francisco

Nossa melhor versão é agora

Estamos vivendo de acordo com nossos sentimentos reais e conseguimos evangelizar por meio de palavras e gestos?

Rodrigo

Escrito por Rodrigo Vasconcellos

15 JUN 2022 - 11H01

Divulgação

Dando continuidade ao nosso estudo sobre a vida de Francisco de Assis conforme descreveu São Tomás de Celano, início este artigo já com um trecho que me chama bastante atenção:

“Grande era também a admiração que todos suscitavam nos homens do mundo. O exemplo da sua humildade despertava neles o desejo de viverem melhor e de se penitenciarem dos seus pecados".

Não seríamos nós, estes mesmos, guiados pelo Espírito Santo a suscitar na sociedade uma pessoa cada vez melhor e ser exemplo de bondade? Não deveria ser assim, imagem e semelhança de Cristo Nosso Senhor? Ou ainda, evangelizar por meio de atos e não somente por palavras?

No entanto, o que andamos a fazer dia após dia para buscar nossa melhor versão, sendo justos e humildes, ajudando a quem mais precisa, no frio, na pobreza, na doença e na descrença?

Te convido, caro leitor, a refletir sobre a sua vida com os seguintes questionamentos: será que o que tenho feito desperta no outro uma vontade de contribuir em sociedade? As coisas que tenho buscado são verdadeiras com os meus sentimentos? A forma como vivo traz esperança de um mundo melhor no próximo? Tenho buscado no evangelho a forma correta de viver segundo o próprio Cristo nos ensinou? Será que as minhas ações contribuem positivamente na vida de quem está à minha volta?

Tomás de Celano ainda continua: “nem a condição humilde nem a pobreza mais desvalida logravam impedir que fossem incorporados no edifício de Deus os que Deus nele desejava incorporar, pois Ele compraz-se em estar com os simples e os desprezados deste mundo”.

Para finalizar, lembro de quando Beato Papa João Paulo II nos disse que a Igreja precisa de santos de calças jeans, referindo-se aos dias atuais. Buscar a santidade ainda em vida não significa nunca errar ou sermos perfeitos, mas que buscar o que é correto e buscar as coisas de Deus ainda jovens é um passo para essa santidade. Contudo, será que temos buscado verdadeiramente isso todos os dias?

Comente sua opinião. Como você busca ser melhor a cada dia seguindo a Palavra e os ensinamentos de São Francisco de Assis.

O livro utilizado como base: A Vida de São Francisco de Assis – São Tomás de Celano

Escrito por
Rodrigo
Rodrigo Vasconcellos

Formado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Vasconcellos, de 31 anos, nasceu em Santo André e atualmente mora na cidade de Atibaia. Estudante do catolicismo, nascido e criado em paróquia Franciscana, hoje ele busca viver intensamente seus dias refletindo a espiritualidade e vida de São Francisco de Assis. Sua frase preferida é: "A simplicidade não está nas coisas, mas em você"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.